Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Museu do Ipiranga ganha iluminação azul para alertar contra o câncer de próstata

Iniciativa é da Rede D'or São Luiz como forma de salientar a importância do diagnóstico precoce da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, ganhará, na noite desta quinta (17), uma iluminação em tons de azul como forma de alerta contra o câncer de próstata. A iniciativa é da Rede D’or São Luiz e ocorre no Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata.

Museu do Ipiranga
Fachada do Museu do Ipiranga, reaberto em São Paulo - Divulgação

Segundo o médico Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’or, o exame do toque retal, ainda considerado um tabu por muitos homens, é fundamental para o diagnóstico da doença. "Infelizmente, por causa dessa resistência, ainda temos um índice de 20% de diagnóstico tardio", afirma. Hoff salienta que, quando descoberto em estágio avançado, a chance de cura é de 10% a 20%.

Dificuldade de urinar ou urina escura são alguns sinais do câncer de próstata, mas que também são comuns a outras enfermidades como a hiperblasia benigna da próstata. Por isso, o oncologista reforça a importância de manter os exames em dia e consultar o médico regularmente. "A falta do cuidado com a própria saúde faz com que o homem não perceba sinais de doenças em seu estágio inicial", afirma ele.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, com exceção do de pele não melanoma. Em 2020, foram registrados 65.840 novos casos da doença e 15.841 mortes.


TELONA

O artista Eduardo Kobra recebeu convidados durante a pré-estreia do documentário "Kobra Auto Retrato" em São Paulo, ocorrida na noite de quarta-feira (16). O evento foi sediado no cinema Reserva Cultural, localizado na avenida Paulista. O historiador Marco Antonio Villa e sua mulher, a jornalista Leticia de Castro Villa, estiveram lá, assim como o apresentador Otávio Mesquita, o ator Lee Taylor e a atriz Helena Ignez.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.