Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Defensoria Pública de SP realiza audiência para discutir política habitacional na capital

Representantes de universidades e de conselhos de arquitetura foram convidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública de São Paulo realizará nesta quinta-feira (8) uma audiência para discutir a política habitacional na capital paulista. Representantes de universidades, do Conselho de Arquitetura de São Paulo e do Brasil e do Ministério Público foram convidados.

Fachada do edifício Prestes Maia, no centro, que já foi uma das maiores ocupações verticais do Brasil
Fachada do edifício Prestes Maia, no centro, que já foi uma das maiores ocupações verticais do Brasil - Ronny Santos - 25.mai.2022/Folhapress

"A política habitacional municipal, da forma como oferecida hoje, é insuficiente para atender todas as necessidades habitacionais da população de baixa renda na medida em que ela é centrada na produção de novas casas", afirma o defensor público Douglas Tadashi Magami, que integra o Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo do órgão.

"É preciso garantir à população de baixa renda o direito à arquitetura gratuita como forma de fazer valer o direito à moradia adequada àqueles que, por omissão do Estado, tiveram que construir suas próprias casas com recursos próprios sem assessoria técnica", continua.

O evento será realizado no auditório da Defensoria, no centro de São Paulo, a partir das 14h.

A audiência discutirá ainda a ausência de ações na cidade por iniciativa da Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), serviço previsto em lei municipal e que deveria atender a demandas de arquitetura, urbanismo e engenharia para habitação apresentadas pela população.


ÀS COMPRAS

As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da feira Jardim Secreto
As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da feira Jardim Secreto - Pamela Alves/Divulgação

As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da Feira Jardim Secreto, posam na frente da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O local vai receber no sábado (10) e domingo (11) uma edição natalina do evento, que reunirá mais de cem marcas do ramos de beleza, moda, papelaria e decoração. A edição também contará com shows e oficinas, como uma de estamparia botânica destinada ao público infantil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, a audiência promovida pela Defensoria Pública de São Paulo ocorre na quinta-feira (8), não na quarta-feira (7). O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.