Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Natal

Lula participará de ceia de Natal com catadores em São Paulo

Cerca de mil pessoas poderão desfrutar de pratos como pernil assado e cuscuz paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará na quinta-feira (15) da tradicional ceia de Natal com catadores de materiais recicláveis. O petista se tornou presença frequente na celebração desde que foi eleito para o Palácio do Planalto pela primeira vez.

Lula participa do Natal dos Catadores de 2021, no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, na capital paulista - Bruno Santos - 22.dez.2021/Folhapress

O evento deste ano será realizado na unidade da capital paulista do Armazém do Campo, vinculado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). São esperadas cerca de mil pessoas, que poderão desfrutar de pratos como pernil assado, cuscuz paulista, farofa de milho com bacon, vinagrete de feijão fradinho e panetone.

O preparo dos alimentos ficará a cargo dos chamados cozinheiros solidários e de participantes do projeto Cozinha Escola da População de Rua. A coordenação é da chef e ativista Simone Gomes.

A ceia de quinta-feira integra a campanha "Gente É pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome" e é realizada pelo Movimento Nacional de População de Rua, pelo Movimento Estadual da População de Rua, pelo Movimento em Defesa das População de Rua, pelo Movimento dos Catadores e pelo MST.

A celebração conta com o apoio do grupo Prerrogativas, composto por advogados e juristas, que arrecadou recursos para as entidades organizadoras e articulou a doação de uma cozinha industrial para a realização da ceia.

"Nossa expectativa, enquanto catadores e catadoras de materiais recicláveis, é que a gente possa retomar um governo que atenda os catadores, do ponto de vista de colocar nós no centro", afirma o presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha.

Ele afirma que a categoria amadureceu e também está levando propostas para o governo eleito, como a recriação do Comitê Interministerial e a criação de uma secretaria dedicada ao tema da reciclagem.

"Estamos propondo uma Secretaria de Reciclagem dentro do Ministério do Meio Ambiente para que a gente possa trabalhar essa pauta com cada vez mais profissionalismo, com políticas públicas eficazes. Também [propomos] a derrubada de alguns decretos que acabaram afetando os catadores e catadoras de recicláveis. Esperamos que o presidente atenda o nosso pleito", diz Rocha.

Parte da verba angariada pelo grupo Prerrogativas será destinada a uma ação prevista para o próximo dia 24, durante a véspera do Natal.

Na ocasião, uma ceia será oferecida pelos movimentos sociais a pessoas em situação de rua na praça da Sé, na região central da cidade de São Paulo. As refeições, que incluirão bebidas e pães, devem atender a cerca de 2.000 pessoas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.