Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tebet representará MDB no governo Lula, diz presidente do partido

Fala busca cessar impasse entre emedebistas que apontam senadora como escolha pessoal de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou em reunião com deputados eleitos e com a atual bancada do partido na Câmara que a senadora Simone Tebet (MS) é, sim, um nome que pode representar a sigla no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A senadora Simone Tebet no CCBB, em Brasília, sede do gabinete de transição do governo Lula - Pedro Ladeira - 1º.dez.2022/Folhapress

A fala, feita nesta quarta-feira (7), busca cessar um impasse entre emedebistas que apontam Tebet como uma provável escolha pessoal de Lula. De acordo com o raciocínio, a senadora não deveria entrar na "cota" do partido caso seja nomeada para um ministério —e, portanto, seria necessário a designação de outras pastas para contemplá-lo.

"Querem, por 'n' razões, falar que a Simone Tebet não representa o partido. Institucionalmente, ela representa o partido. E se ela for convidada para compor alguma função que ela se sentir preparada e que ela possa ajudar o partido na sua construção futura, ela terá, sim, total apoio e respeito do nosso partido", afirmou Baleia Rossi aos parlamentares.

ASSISTA AO VÍDEO:

"Não existe essa briga que, muitas vezes, a imprensa quer colocar, que 'o MDB está brigando aqui, está brigando ali'. Nós temos hoje, graças a Deus, através do diálogo, uma situação pacífica no partido. E queremos, sim, contribuir se formos chamados", disse ainda.

Durante a reunião, também foi decidido que o MDB reconduzirá ao cargo seu atual líder na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr. (AL), e que apoiará a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. Na próxima legislatura, que terá início em fevereiro de 2023, a sigla contará com uma bancada de 42 deputados.

De acordo com interlocutores de Baleia Rossi, o apoio ao nome da senadora do Mato Grosso do Sul expressa a vontade do partido de se colocar no jogo nacional.

A avaliação é de que o pleito deste ano teria transformado Tebet em uma marca, que por sua vez seria equiparável ao que o ex-presidente Michel Temer e o ex-senador Romero Jucá representaram no passado, do ponto de vista institucional do partido.

Apesar da sinalização de Baleia Rossi, as bancadas do MDB na Câmara e no Senado, que têm poder de voto no Congresso, ainda não endossam o nome da ex-presidenciável. E seguem cobrando o direito de fazer suas próprias indicações para a Esplanada dos Ministérios.

Diante do impasse, caberá a Lula decidir a fatia que destinará ao partido na partilha dos cargos de seu futuro governo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.