Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT diz que 'conluio' e perseguição contra Cristina Kirchner vão 'fracassar'

Segundo legenda, vice-presidente da Argentina é vítima de 'lawfare' assim como Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT divulgou nesta quarta (7) nota em que manifesta seu "apoio incondicional" à vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que foi condenada por corrupção.

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante entrevista exclusiva à Folha, no Instituto Pátria, em Buenos Aires - Marlene Bergamo/Folhapress

"O processo contra Cristina tem um caráter claro de perseguição política contra uma importante líder popular argentina na atualidade, mais um caso típico de 'lawfare' [quando juízes perseguem investigados por razões políticas] em nosso continente", diz o texto.

"A acusação não se sustenta, foi inclusive julgada improcedente por um juiz anterior, mas o caso foi reaberto e julgado por uma nova corte, com os grandes meios de comunicação alimentando a opinião pública em favor da condenação", prossegue o PT em nota.

No documento, o Partido dos Trabalhadores compara o que aconteceu com Cristina Kirchner à atuação da Operação Lava Jato no Brasil, "um processo que tinha como único objetivo perseguir nosso presidente recém-eleito [Lula], a maior figura popular do país, e tentar eliminá-lo política e socialmente."

"Fracassaram, assim como irão fracassar os mesmos que estão em conluio perseguindo Cristina, que conta com o apoio da maioria da população contra este caso ofensivo aos direitos de uma cidadã capaz de lutar e trabalhar exemplarmente pelo povo argentino", afirma a nota. O documento é assinado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário de Relações Internacionais da legenda, Romenio Pereira.

O Tribunal argentino considerou a vice-presidente culpada em esquema de desvio de verbas. A pena foi fixada em 6 anos de prisão, com inabilitação perpétua para exercer cargos públicos. Ela foi inocentada do delito de associação criminosa. Ainda cabe recurso à decisão.

Em entrevista à coluna na véspera da sua condenação, Cristina disse que é vítima de um "pelotão de fuzilamento" e que as acusações são uma "falsidade absoluta". Ela também afirmou que, assim como Lula, é vítima de "lawfare".

Na conversa, a vice-presidente disse ainda que o "Partido Judicial", espalhado por países da região, cumpre hoje a função que antes era exercida pelos militares, de controlar a "vontade popular" e obstruir governantes que promovem a inclusão social e a defesa do patrimônio nacional.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA:

Leia, abaixo, a íntegra da nota do PT:

"O Partido dos Trabalhadores manifesta seu apoio incondicional à companheira e vice-presidenta da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ante a recente condenação por um tribunal argentino.

O processo contra Cristina tem um caráter claro de perseguição política contra uma importante líder popular argentina na atualidade, mais um caso típico de lawfare em nosso continente.

A acusação não se sustenta, foi inclusive julgada improcedente por um juiz anterior, mas o caso foi reaberto e julgado por uma nova corte, com os grandes meios de comunicação alimentando a opinião pública em favor da condenação.

No Brasil, vivemos recentemente com a questão da Lava-Jato, um processo que tinha como único objetivo perseguir nosso presidente recém-eleito, a maior figura popular do país, e tentar eliminá-lo política e socialmente.

Fracassaram, assim como irão fracassar os mesmos que estão em conluio perseguindo Cristina, que conta com o apoio da maioria da população contra este caso ofensivo aos direitos de uma cidadã capaz de lutar e trabalhar exemplarmente pelo povo argentino.

Enviamos toda nossa solidariedade a Cristina Fernández de Kirchner e nos juntamos aos amigos e amigas da nação argentina nesta jornada por um justo e devido processo legal, que ao final absolverá a companheira.

Por um devido processo legal e contra o lawfare!"

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.