Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Conselho Federal da OAB cria grupo para processar detratores de advogados após caso Zanin

Defensor de Lula foi ofendido e ameaçado por um homem no aeroporto de Brasília nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu criar um grupo de trabalho que buscará responsabilizar cível, criminal e administrativamente indivíduos que ofenderem, agredirem ou discriminarem advogados em razão de sua atuação profissional.

O advogado Cristiano Zanin Martins durante julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região - Sylvio Sirangelo - 7.nov.2019/TRF4

O grupo foi concebido após o advogado Cristiano Zanin, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos da Operação Lava Jato, ser ofendido e ameaçado por um homem dentro de um banheiro do aeroporto de Brasília, na quarta-feira (11).

Na ocasião, o detrator se aproximou de Zanin no momento em que ele escovava os dentes. "Parece destino. O pior advogado que possa existir na vida aqui. Olha o bandido, o corrupto aqui", afirmou, filmando as agressões. "Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse", disse ainda.

O grupo de trabalho criado pelo Conselho Federal da OAB será composto por 23 membros, como o presidente nacional da entidade, Beto Simonetti, os conselheiros federais Fernanda Tórtima, Alberto Zacharias Toron e Hélio Leitão e os presidentes de seccionais Marilena Indira Winter, Eduardo Imbiriba de Castro e Daniela Lima de Andrade Borges.

Com o objetivo de "velar pela dignidade da advocacia", ele foi instituído de forma permanente e representará advogados perante a Justiça e fora dela quando provocado ou por decisão de seus integrantes.

"Essa pratica de constrangimento à advocacia vem aumentando, demonstrando o interesse de uma parcela da sociedade em desvirtuar o ofício sagrado da advocacia perante os tribunais brasileiros", diz a portaria que criou o grupo de trabalho.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.