Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sâmia aciona TCU e MPF contra Bolsonaro por despesas 'exageradas' e 'duvidosas' em cartão corporativo

Gastos do ex-presidente se tornaram público nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrando que seja investigado o uso do cartão corporativo do governo federal pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar aponta despesas duplicadas e gastos considerados suspeitos.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) - Divulgação

EXTRATO

"Saltam aos olhos despesas acima dos valores de referência autorizados pela legislação, de natureza não eventual, absurdamente exageradas e patentemente duvidosas quanto à sua regularidade, havendo fortes indícios de desvio de finalidade e de malversação do patrimônio público", afirma Bomfim ao TCU.

EXTRATO 2

Ela cita como exemplo um pagamento no valor de R$ 109.266,00 a um restaurante de pequeno porte da cidade de Boa Vista, em 26 de outubro de 2021, que seria "incapaz de atender a uma demanda correspondente ao alto valor pago".

EXTRATO 3

Os gastos de Bolsonaro se tornaram público nesta semana em resposta a um pedido feito pela agência Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

TURMA TODA

Os valores debitados no cartão corporativo da Presidência incluem não só gastos diretos do presidente, mas da equipe que o acompanha de perto, entre outras despesas.


TERCEIRO SINAL

A atriz Grace Gianoukas recebeu convidados na pré-estreia da peça "Nasci pra Ser Dercy", realizada no Teatro Itália Bandeirantes, na capital paulista, na quinta (12). A diretora de teatro Denise Stoklos e o ator Leonardo Miggiorin estiveram lá. Escrito e dirigido por Kiko Rieser, o espetáculo celebra o legado de Dercy Gonçalves.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.