Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

CNJ lança semana para registro civil da população de rua, de povos originários, de presos e de outros vulneráveis

Iniciativa é do corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai organizar um mutirão de juízes de todo o país para ampliar os registros e a atualização de documentos de pessoas vulneráveis.

A iniciativa é da corregedor-geral do CNJ, Luis Felipe Salomão.

Equipe da Prefeitura de São Paulo presta atendimento a pessoas em situação de rua, na capital - Marlene Bergamo - 23.fev.2022/Folhapress

Além de estabelecer, "no âmbito do Poder Judiciário nacional", o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação de Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis", ele instituiu também a Semana Nacional do Registro Civil".

O mutirão, batizado de "Registre-se!", está marcado para a segunda semana de maio.

Na medida, Salomão lembra que a gratuidade do registro civil se insere no "rol de direitos fundamentais", e que a "assistência aos desamparados" é um dos direitos sociais previsto na Constituição brasileira.

Ele determinou que a corregedoria dos Tribunais de Justiça de todo o país, além de entidades públicas e representativas dos oficiais de registro civil se mobilizem "visando erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, especialmente à população socialmente vulnerável".

O foco do mutirão devem ser a população de rua, os povos originários, a população ribeirinha, os refugiados e as pessoas que estão internadas em manicômio ou que cumprem pena de prisão, além dos "egressos do cárcere".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.