Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

CNJ cria juizados especializados em violência política

Juízes poderão dar voz de prisão a pessoas que promovam desordem ou se envolvam em atos violentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Felipe Salomão, baixou uma norma que autoriza os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais de todo o país a criarem juízos especializados no combate à violência política.

O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, durante entrevista em seu gabinete. - Pedro Ladeira/Folhapress

LUZ

Eles poderão atuar também na criminalidade eleitoral de grupos armados, como as milícias. A regra libera expressamente juízes a darem voz de prisão em flagrante a pessoas que promovam desordem ou que se envolvam com violência política durante o período eleitoral.

LINHA

Neste ano, inúmeros casos de agressão já foram registrados envolvendo disputas eleitorais –o mais grave deles, em julho, foi o assassinato do petista Marcelo Arruda, no Paraná. Ele foi morto pelo policial penal Jorge Guaranho, que se apresentava como bolsonarista nas redes sociais.

LINHA 2

O CNJ afirma que a medida visa combater com mais eficiência grupos criminosos que atuam contra a democracia e o processo eleitoral.

LINHA 3

Os tribunais poderão, a partir de segunda (5), criar os novos juízos provisoriamente, ou estabelecê-los de forma permanente para centralizarem casos que envolvam o tema.

ARQUIVO

De acordo com o CNJ, a medida visa priorizar e acelerar os julgamentos desses crimes e centralizar e especializar a atuação dos tribunais para combatê-los com maior eficiência. Outro objetivo é coletar dados para que possam ser avaliados nacionalmente. Eles serão enviados a cada dez dias úteis ao conselho, para análise e eventuais estratégias de combate a crimes que se repitam em diversos locais.

LISTA

A regra assinada por Salomão define como atos de violência político-partidária toda conduta praticada com violência física ou moral, inclusive crime contra a honra, "que tenha como motivação direta ou indireta": questões de fundo político, eleitoral ou partidário, intolerância ideológica contra espectro político diverso e "inconformismo direcionado a valores e instituições do Estado democrático de Direito, especialmente os relacionados ao processo eleitoral, à posse dos eleitos, à liberdade de expressão e à legitimidade das eleições ou de seus partícipes".

LETRAS

A escritora, filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro tomou posse, na noite de quinta-feira (1º), na Academia Paulista de Letras. Ela assumiu a cadeira 28 da instituição, que pertencia à escritora Lygia Fagundes Telles, morta em abril deste ano.

O desenhista Mauricio de Sousa, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e sua mulher, a professora, Mary Lafer, estiveram presentes na cerimônia.


PALCO

O ator Emílio Orciollo Netto recebeu convidados, na noite de quinta (1º), na pré-estreia da peça "Muito pelo Contrário", no teatro Unimed, em São Paulo.

O monólogo é escrito pelo cronista, roteirista e colunista da Folha Antonio Prata e tem direção de Victor García Peralta e Vilma Melo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.