Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público abre um segundo inquérito para investigar convênio da Prefeitura de SP com Liceu

OUTRO LADO: Gestão municipal diz que já prestou os esclarecimentos solicitados pelo órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu um segundo inquérito para investigar o convênio feito pela prefeitura da capital paulista com o colégio Liceu Coração de Jesus. Além de apurar a possível prática do crime de improbidade administrativa, o órgão quer se debruçar sobre eventuais violações do direito à educação praticadas pela gestão de Ricardo Nunes (MDB).

No final do ano passado, o emedebista decidiu firmar o convênio após os padres que administram a escola particular anunciarem o fim de suas atividades devido à insegurança em seu entorno, no centro de São Paulo, agravada com a dispersão da cracolândia.

0O Liceu Coração de Jesus - Colégio Salesiano, escola centenária do centro de São Paulo
O Liceu Coração de Jesus - Colégio Salesiano, escola centenária do centro de São Paulo - Mathilde Missioneiro - 17.ago.22/Folhapress

Na semana passada, um inquérito foi instaurado pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público do MP-SP para analisar o caso. A segunda apuração será conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Educação do órgão, em atendimento a uma representação do vereador Celso Giannazi (PSOL-SP).

Na portaria que instaura o novo inquérito, o promotor de Justiça João Paulo Faustinoni afirma que o convênio não estava previsto em nenhum plano nacional ou municipal. Diz, ainda, que há indícios de que recursos públicos foram empregados sem que a Fazenda Municipal tenha cumprido integralmente as metas prioritárias estabelecidas para a educação da cidade.

"A própria prefeitura, em sua resposta às indagações preliminares, admite que o objeto do termo de fomento guarda relação com o Plano Municipal de Educação (expansão de ensino em período integral), sem que tenha havido, contudo, análise das instâncias competentes", diz a portaria.

O Ministério Público pede que a gestão municipal comprove, em até dez dias, que havia uma demanda de vagas para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino ainda não atendida na região do colégio Liceu Coração de Jesus, além de dados sobre os alunos matriculados na instituição.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo afirma que já prestou os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público sobre o caso e que permanece à disposição do órgão. "O processo foi analisado pelos setores jurídicos e não foi identificada inconstitucionalidade no modelo", diz ainda.

"O repasse à entidade refere-se aos valores necessários para manutenção da unidade escolar municipal conveniada, sendo o efetivo desembolso per capita. O ensino é público, gratuito a todos os estudantes, seguindo o currículo da cidade", segue. "A unidade passou a pertencer à Rede Municipal de Ensino. A parceria trabalhará em consonância com o Currículo da Cidade em seu projeto pedagógico."

A assinatura do convênio com o Liceu foi publicada no Diário Oficial em 31 de dezembro e prevê o pagamento mensal de R$ 527 mil para a oferta de 500 vagas de educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. As crianças já foram selecionadas e estão tendo aulas na unidade.

Como mostrou a Folha, além de o formato do convênio com uma entidade privada para a oferta de vagas de ensino fundamental ser uma novidade na cidade, a prefeitura não fez nenhuma consulta pública ou ao Legislativo sobre o tema.

A proposta também vai ao encontro de uma política defendida pelo prefeito, a gestão terceirizada das escolas. O modelo, no entanto, sofre resistência e é questionado por professores e especialistas da área.

Desde que o convênio foi anunciado por Nunes, especialistas apontam que a medida pode ser considerada inconstitucional. Isso porque a Constituição diz que os recursos públicos só podem ser destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas "quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública".


PÁGINAS DA VIDA

O ex-presidente Michel Temer (MDB) compareceu à noite de autógrafos do livro biográfico "Muito Além dos Canaviais", que conta a história do empresário João Guilherme Sabino Ometto e é assinado pelo jornalista Ricardo Viveiros. O evento foi realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do estado de São Paulo), na capital paulista, na semana passada. O secretário estadual de Projetos Estratégicos de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.