Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa Civil estuda parceria com Israel para adaptar sistema antibombardeios contra desastres em SP

Contato com países em busca de ferramentas para evitar tragédias se intensificou após São Sebastião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defesa Civil do estado de São Paulo intensificou o seu contato com outros países em busca de ferramentas para a prevenção de desastres. Os esforços, que já vinham sendo empreendidos desde o ano passado e envolvem trocas de informações com territórios como EUA, Congo e Indonésia, foram redobrados após a tragédia ocorrida em São Sebastião.

Bombeiros, exército e voluntários trabalham no resgate de vítimas dos deslizamentos causados por forte chuva no litoral  norte de São Paulo. Na foto, socorristas tiram mais uma vitima dos escombros
Bombeiros, exército e voluntários trabalham no resgate de vítimas dos deslizamentos causados por forte chuva no litoral norte de São Paulo. Na foto, socorristas tiram mais uma vitima dos escombros - Bruno Santos - 24.fev.2023/Folhapress

PONTE AÉREA

Ainda neste ano, uma comitiva do órgão deve viajar a Israel para estudar a possibilidade de adaptar o sistema local de alerta de risco para bombardeios, terremotos e tempestades desérticas à realidade meteorológica paulistana.

PONTE AÉREA 2

De acordo com integrantes da Defesa Civil ouvidos pela coluna, o mecanismo de radares israelense é de última geração e apresenta um alto nível de precisão —e por isso chama a atenção. A utilização de alarmes sonoros, como ocorre no país, também poderia ser replicada em regiões do estado brasileiro com risco de deslizamento e de chuvas fortes.

TROCA

A ida a Israel ainda está sendo alinhada com o Consulado-Geral do país em São Paulo. Na última terça-feira (28), o secretário estadual de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, se reuniu com o cônsul-geral Rafael Erdreich para discutir a possibilidade do intercâmbio.

TROCA 2

Outro país com o qual o Governo de São Paulo tem conversas avançadas é o Japão. Recentemente, um capitão da Defesa Civil fez uma viagem de 45 dias ao território asiático para estudar o sistema de mapeamento e de alerta de risco usado por lá em casos de chuvas intensas.

MEU GURI

As cantoras Vanessa da Mata e Marina Lima compareceram à estreia em São Paulo da turnê "Que Tal um Samba", de Chico Buarque. A atriz Denise Fraga prestigiou o cantor, que subiu ao palco do Tokio Marine Hall, na noite de quinta-feira (2), ao lado da cantora Mônica Salmaso. A chef de cozinha Rita Lobo também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.