Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Defesa de Melhem questiona reunião do governo Lula com atrizes que o denunciaram

Ministra das Mulheres convidou denunciantes para um encontro em Brasília, na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados que representam o ex-diretor do departamento de humor da Globo Marcius Melhem afirmam ter recebido com estranhamento o convite para uma reunião feito pela pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a atrizes que acusam o humorista de assédio.

De acordo com os defensores, Melhem nem sequer é considerado réu para ter a sua presunção de inocência questionada dessa forma.

O ator e humorista Marcius Melhem - João Motta - 25.abr.2016/Globo/Divulgação

"A defesa de Marcius Melhem estranha que o Ministério das Mulheres desse governo que sempre clamou pelo devido processo legal e pela presunção de inocência receba mulheres que se dizem vítimas do ator que sequer é réu", afirmam os advogados José Luis Oliveira Lima e Leticia Lins e Silva, que representam Melhem, em nota.

"Os fatos ainda estão em fase de investigação, na qual a versão das supostas vítimas vem sendo desmontada por farto material probatório. Marcius Melhem, que foi o primeiro a procurar a Justiça para contestar as injustas acusações que lhe foram atribuídas, continua acreditando no Judiciário e no Estado democrático de Direito", seguem.

Como mostrou a coluna, durante a reunião deve ser apresentada às atrizes uma proposta para a construção de um marco normativo contra o assédio sexual no ambiente de trabalho. Os debates que antecederam a Lei Maria da Penha seriam uma inspiração para a rodada de conversas.

Entre as convidadas que já confirmaram a sua participação no encontro estão as atrizes Dani Calabresa, Maria Clara Gueiros, Georgiana Góes, Veronica Debom e Renata Ricci, as roteiristas Carolina Warchavsky e Luciana Fregolente e a diretora Cininha de Paula.

O convite para a reunião é feito pelo governo Lula num momento em que o caso voltou a ganhar destaque no noticiário. Na semana passada, quatro mulheres e sete testemunhas do caso Marcius Melhem mostraram, pela primeira vez, suas identidades e reforçaram as acusações de assédio sexual contra o ex-diretor, em entrevista concedida ao jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Segundo o grupo, a decisão se deu porque as vítimas estariam passando por um processo de descredibilização, o qual seria capitaneado por Melhem.

A Dani Calabresa se juntaram as atrizes Renata Ricci, Georgiana Góes, Veronica Debom e Maria Clara Gueiros, as roteiristas Luciana Fregolente e Carolina Warchavsky, os diretores Mauro Farias e Cininha de Paula, além dos atores Marcelo Adnet, ex-marido de Dani, e Eduardo Sterblitch.

Num vídeo, as atrizes afirmam que, durante as gravações, Melhem forçava beijos de língua, encostava nos colegas com o pênis ereto e manipulava seus subordinados, como se nada daquilo passasse de uma brincadeira.

Melhem rejeita todas as acusações, embora diga acreditar que pudesse ter se comportado de outra maneira. "Em perspectiva, tive comportamentos e fiz brincadeiras que, como chefe, eu não faria", afirmou. "Nunca encostei pênis ereto ou forcei beijo, no ambiente de humor acontece brincadeira para caramba." Em dado momento, o ator chegou a classificar como golpe a acusação de assédio sexual.

Melhem disse que deveria ter tido um treinamento da Globo para ser chefe, por não estar acostumado com a posição hierárquica de comando. Também afirmou ser absolutamente normal misturar as vidas profissional e pessoal, num ambiente de criação artística. "Foi uma acusação construída, e ela foi mal construída", disse ele.

Na semana passada, o também ator voltou a criticar a reportagem da revista Piauí, de fevereiro do ano passado, que trouxe relatos de assédio sexual, nos bastidores de gravações de programas da TV Globo.

"Impressão que ninguém aprendeu nada com a Piauí. Acreditam numa entrevista montada, ensaiada e sem prova alguma. A edição mais tendenciosa que já vi. Perguntas para ajudar os 11 e para mim um verdadeiro debate, cortando minhas respostas e nomes mais incômodos", escreveu ele

A primeira denúncia contra Melhem foi feita pela atriz Dani Calabresa, em 2019. Mas foi mantida em segredo e veio a público, sem muito alarde, como um caso de assédio moral.

No ano seguinte, a advogada Mayra Cotta, representando 12 pessoas, afirmou à coluna que Melhem tinha agido de forma violenta contra as atrizes. E relatou a série de denúncias que existiam contra ele, a maior parte delas de assédio sexual.


GRAMOFONE

A rapper Karol Conká compareceu ao evento que apresentou as novidades do Grammy Latino 2023, o "Por Dentro do Latin Grammy", realizado na sede do YouTube, em São Paulo, na terça (28). O rapper Criolo esteve lá. O diretor da distribuidora Altafonte, Alex Schiavo, e o diretor-geral da Sony ATV Music Publishing Brazil, Aloysio Reis, também participaram.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.