Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL quer que Câmara de SP rescinda contrato com fornecedora de açúcar associada a trabalho escravo

Bancada Feminista enviou um pedido ao vereador Milton Leite (União Brasil), presidente da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mandato coletivo da Bancada Feminista do PSOL enviou um pedido ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Milton Leite (União Brasil), para que a Casa rescinda o contrato com uma empresa que fornece açúcar da marca Caravelas.

Fotos dos alojamentos em Palmares Paulista, onde MPT resgatou trabalhadores em situação análoga à escravidão; fazenda terceirizada fornecia cana-de-açúcar para a marca Caravelas
MPT resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão em fazenda de SP - MPT/Divulgação

A empresa está envolvida em uma denúncia de trabalho análogo à escravidão. Na semana passada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) participou do resgate de 32 homens que prestavam serviço em uma fazenda em Pirangi (a 380 km de São Paulo).

Eles trabalham para uma terceirizada que faz capina e replante de mudas na fazenda, que prestavam serviço da Colombo Agroindústria, dona da Caravelas. A empresa diz que é uma propriedade rural "que não pertence à Colombo, mas uma fazenda arrendada para o plantio".

A Câmara Municipal firmou contrato com a empresa Kawan Hideyki Hattano – EPP, fornecedora do açúcar Caravelas, que ganhou processo de licitação por menor preço. O contrato, no valor de R$ 1.990, prevê a entrega de 500 sacos de um quilo de açúcar Caravelas.

Além de pedir a rescisão, a Bancada Feminista solicita ao presidente da Casa uma auditoria interna para investigar outros contratos da Câmara.

"Romper com o contrato com empresas que se utilizam do trabalho análogo à escravidão é mais do que uma ação simbólica da Câmara. É uma obrigação desta Casa que diz ser do povo", diz a covereadora Silvia Ferraro, que assina o documento.

A informação sobre o caso ter ocorrido em um canavial que fornecia o produto para a Caravelas foi publicada pelo jornal Brasil de Fato.

Em nota, a Colombo diz que a empresa atuou para apoiar o trabalho desenvolvido pelo MPT, instalar sindicância, assegurar a volta dos trabalhadores a seus domicílios de origem, e intensificou esforços para se certificar de que todos os demais trabalhadores estavam em situação regular de moradia e trabalho.

"O incidente, envolvendo a prestadora de serviço RPC, foi um acontecimento pontual e não identificado de imediato pela nossa governança em virtude dos poucos dias de estadia dos trabalhadores na cidade. Certamente as rotinas fiscalizatórias da empresa teriam identificado qualquer suposta irregularidade."


TERCEIRO SINAL

O ator Antonio Fagundes prestigiou a estreia da peça "A Herança", sucesso da Broadway que chega ao país com idealização de seu filho, o ator Bruno Fagundes, que também integra o elenco. A atriz Juliana Caldas compareceu à primeira apresentação do espetáculo, realizada no Teatro Vivo, em São Paulo, na semana passada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.