Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Abaixo-assinado de juristas apoia nome de promotora do Pará para vaga no STF

Indicação de promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho já havia sido endossada por Luigi Ferrajoli, considerado o 'pai' do garantismo penal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um abaixo-assinado online em apoio à indicação da promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, do Ministério Público do Pará, para o Supremo Tribunal Federal (STF) reúne, até esta sexta-feira (14), mais de 1.700 signatários. A petição foi lançada pelo grupo Juristas pela Amazônia.

Como mostrou a coluna, o jurista italiano Luigi Ferrajoli, considerado o "pai" do garantismo penal e que já foi elogiado por Lula (PT), é um dos que endossam a candidatura dela para a vaga.

A promotora de Justiça e professora da Universidade Federal do Pará Ana Cláudia Pinho com o jurista italiano Luigi Ferrajoli - Arquivo pessoal

Juristas e advogados que apoiam o nome de Pinho cultivam a expectativa de que ela seja considerada competitiva para o posto da ministra Rosa Weber, atual presidente do STF. A magistrada se aposentará em outubro deste ano.

O texto do abaixo-assinado afirma que o STF, desde a sua criação, "contou majoritariamente com a participação de ministros do centro-sul do país" e que "há uma lacuna na história da Corte mais importante do país cuja correção se faz ainda mais necessária nesse momento em que a Amazônia reforça sua importância se posicionando no centro do debate nacional e internacional".

O documento ainda diz que é preciso "recompor a desigualdade de representação regional no STF" e que é nesse cenário que eles manifestam publicamente "o apoio à indicação de Ana Cláudia Pinho".

Em carta endereçada ao presidente Lula e enviada ao Brasil no mês passado, Luigi Ferrajoli citou a promotora paraense.

Ele afirmou que Pinho é uma jurista da Amazônia com uma carreira de 30 anos dedicada ao Ministério Público e à defesa dos direitos humanos, além de ser uma professora da Universidade Federal do Pará que se debruça sobre o garantismo jurídico.


PIPOCA

O músico Pedro Calais recebeu convidados na pré-estreia da série "Tá Tudo Certo" (Disney +), protagonizada por ele. O cantor Vitão, que também está no elenco, e a atriz Ywyzar Guajajara passaram pelo evento, que ocorreu na noite de terça-feira (11), na Casa de Francisca, no centro de São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.