Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Agronegócio já avançou sobre 60% de território indígena no oeste do Paraná, diz estudo

Restrição territorial imposta às comunidades estaria impactando diretamente o exercício de atividades tradicionais e de subsistência, afirma a Comissão Guarani Yvyrupa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um estudo realizado pela Comissão Guarani Yvyrupa, que reúne comunidades Guarani de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, afirma que 60% de uma terra reivindicada por indígenas no oeste do Paraná já está dominada pelo agronegócio.

O local abriga comunidades Avá-Guarani, que, segundo o levantamento, atualmente dispõem de apenas 1,13% da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá. Com 24 mil hectares situados entre os municípios paranaenses de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, o território chegou a ser reconhecido em 2018 pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), mas foi anulado sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Casa localizada na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, no oeste do Paraná, a poucos metros de distância de plantação do agronegócio
Casa localizada na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, no oeste do Paraná, a poucos metros de distância de plantação do agronegócio - Divulgação

Na última semana, a Funai voltou atrás, e o relatório que identifica a terra indígena voltou a ser considerado válido. O processo de demarcação, no entanto, segue suspenso por causa de decisões liminares da Justiça Federal.

O avanço de atividades como o cultivo de soja e de milho no território seria tamanho que, em alguns casos, há apenas dois metros de distância entre a área plantada e as residências dos indígenas.

A restrição territorial imposta às comunidades estaria impactando diretamente o exercício de atividades tradicionais e de subsistência dos povos originários que habitam o local. Em alguns casos, famílias inteiras passaram a depender da coleta de restos de alimentos descartados no lixão municipal de Guaíra.

"São frequentes os momentos em que famílias Avá-Guarani passam fome ou estão na iminência de situações de fome", diz o estudo da Comissão Guarani Yvyrupa. "Importa perguntar, afinal, por que há famílias passando fome em uma região onde predomina o moderno agronegócio, este que promete alimentar o mundo", segue.

A Comissão Guarani Yvyrupa ainda manifesta preocupação em relação aos efeitos do uso intensivo de agrotóxicos, que estaria afetando o solo do entorno e até mesmo matando os animais criados pelos indígenas. "Na época em que os venenos são aspergidos, é recorrente encontrarem animais mortos, sobretudo as galinhas", diz o estudo.

Outro cultivo que estaria inspirando preocupação é o de eucalipto. Atualmente, a monocultura estaria ocupando 680 hectares da terra indígena —um avanço considerado expressivo em relação a 2010, quando esse tipo de plantação ainda não havia adentrado os limites do território de forma significativa.

A Comissão Guarani Yvyrupa ainda questiona o fato de o Estado brasileiro garantir ao setor ruralista diversos tipos de proteção, seja por meio de crédito rural ou de incentivos fiscais, por exemplo, mas não prover o mesmo tipo de benefício para os indígenas.

"Não é demais lembrar que, além de extremamente vulneráveis às alterações climáticas severas, toda a responsabilidade pela perda de seus plantios frente a estes efeitos recai exclusivamente sobre os próprios Avá-Guarani, que vêm perdendo sua biodiversidade agrícola sem qualquer proteção por parte do Estado", afirma o estudo.

A Comissão Guarani Yvyrupa tem cobrado celeridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos de demarcação de terras indígenas localizadas no Sul e no Sudeste do país.

Segundo a entidade, mais de 70% dos 166 territórios do povo Guarani ainda não foram reconhecidos ou estão em processo estagnado de demarcação, o que faria do grupo o menos contemplado até então.

O estudo completo sobre a situação das comunidades Avá-Guarani no oeste do Paraná será lançado na quinta-feira (27), durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília.


PLIM-PLIM

O ator Cauã Reymond prestigiou o evento de lançamento da próxima novela das 21h da Globo, "Terra e Paixão", realizado em uma casa de eventos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (24). Ele é um dos protagonistas da trama, que estreia no próximo dia 8 e é escrita por Walcyr Carrasco. As atrizes Suyane Moreira e Gloria Pires, que também estarão no folhetim, passaram por lá

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.