Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fotos de Sebastião Salgado avaliadas em R$ 1 mi voltam à Funai após serem retiradas na gestão Bolsonaro

Obras tinham sido devolvidas ao artista em 2020, em resposta às suas críticas à política indigenista do então presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quadros do fotógrafo Sebastião Salgado que foram devolvidos ao artista durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) vão retornar à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

O episódio ocorreu em 2020. Na época, o então presidente da fundação, Marcelo Xavier, decidiu devolver 15 fotografias do artista em resposta às críticas de Salgado à política indigenista da gestão Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19.

Uma das fotografia de Sebastião Salgado que irá retornar à Funai - Sebastião Salgado/Divulgação

As obras estavam espalhadas por salas na sede da Funai, em Brasília, e foram retiradas.

Após a devolução, o Ministério Público Federal ficou responsável pela guarda das fotos. Avaliado em quase R$ 1 milhão, o acervo é fruto de um trabalho realizado por Sebastião Salgado, em parceria com a Funai, junto ao povo indígena korubo do Vale do Javari (AM), em 2017.

"Devemos esta reparação aos povos indígenas, ao Sebastião Salgado e ao Estado brasileiro, tendo em vista que as obras haviam sido doadas à Funai no passado e integram, portanto, o patrimônio público", afirma a atual presidente da Funai, Joenia Wapichana, em nota enviada à coluna.

A ideia é que os quadros voltem a integrar o patrimônio da fundação durante as comemorações do chamado Abril Indígena, organizado pela fundação, que prevê uma série de ações em prol dos povos originários.

"Esta é uma entre tantas decisões descabidas e lamentáveis tomadas nos últimos quatro anos e que estão sendo revistas pela Funai", segue Joenia.


SOBRE O PALCO

A atriz Alexandra Richter recebeu convidados na estreia do espetáculo "Gargalhada Selvagem", dirigido por Guilherme Weber, realizada no Teatro Porto, em São Paulo, no sábado (1º). Os atores Ailton Graça e Rodrigo Sant’anna passaram por lá.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.