Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janja ouviu músico defender permanência de Lula na prisão e cortou relações

Episódio é narrado em livro sobre a vida da primeira-dama

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fã de Milton Nascimento, a quem declarou sua admiração recentemente em um programa da Globo que o homenageava, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, também idolatra uma banda em especial: A Cor do Som. O grupo, formado no fim dos anos 1970 por Armandinho, Ary Dias, os irmãos Mu e Dadi Carvalho e Gustavo Schroeter, sempre teve lugar cativo em sua lista de favoritos da MPB.

No livro "Janja – A Militante que Se Tornou Primeira-Dama" (Editora Máquina de Livros), os autores Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo contam que a socióloga escuta os sucessos do grupo desde os 12 anos e, quando ainda era solteira, percorria o país atrás de seus shows.

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, mulher de Lula (PT) - @janjalula no Instagram

Acabou ficando amiga dos músicos. Uma vez, porém, depois de um show, numa confraternização em um bar, se decepcionou quando o baterista Schroeter se declarou bolsonarista e desandou a falar mal de Lula (PT), dizendo que o ex-presidente deveria continuar preso. Acabou ali a amizade. Depois do "incidente", nunca mais se falaram. Janja cortou relações para sempre.

O período em que Lula esteve preso também rende momentos interessantes do livro. Embora nunca tenha sido divulgado quando Janja passou a visitá-lo em Curitiba, o primeiro tête-à-tête só ocorreu em 18 de abril de 2019, um ano depois de o petista ser encarcerado.

Os encontros com parentes aconteciam às quintas-feiras e duravam em média uma hora. Parte do horário da família foi cedido à namorada. O casal, porém, não tinha direito a visita íntima, lembram os autores em um dos trechos.

Jornalistas, Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo também escreveram "Todas As Mulheres dos Presidentes", que conta a história de 34 primeiras-damas brasileiras.


SOBRE O PALCO

A atriz Alexandra Richter recebeu convidados na estreia do espetáculo "Gargalhada Selvagem", dirigido por Guilherme Weber, realizada no Teatro Porto, em São Paulo, no sábado (1º). Os atores Ailton Graça e Rodrigo Sant’anna passaram por lá.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.