Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Josias Teófilo prepara novo documentário sobre o poeta Bruno Tolentino

Cineasta alinhado à direita, ele é diretor de 'O Jardim das Aflições', sobre Olavo de Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cineasta Josias Teófilo está finalizando um documentário sobre o poeta Bruno Tolentino (1940-2007). Intitulado "O Brasil Como Ideia", o filme reunirá entrevistas e imagens de arquivos inéditas.

Tolentino ganhou o Prêmio Jabuti em 1995, por "As Horas de Katharina", e em 2003 pelo livro "O Mundo Como Ideia", coletânea de poemas escritos entre 1959 e 1999.

O poeta Bruno Tolentino - Edu Simões/Divulgação

Teófilo diz que o longa trata da identidade brasileira a partir de movimentos como a Semana de 1922 e o movimento armorial, empreendido por Ariano Suassuna nos anos 1970.

As gravações já foram finalizadas. Com trilha original composta por Eduardo Frigatti, o filme deve estrear em agosto deste ano.

Cineasta pernambucano alinhado à direita, ele é diretor dos documentários "O Jardim das Aflições", sobre o filósofo Olavo de Carvalho, e "Nem Tudo se Desfaz", sobre a movimentação conservadora que culminou na eleição de Jair Bolsonaro (PL).

A frase de Tolentino "nem tudo se desfaz, anda em tudo um resquício" —geralmente usada como um contraponto à máxima marxista de que "tudo que é sólido desmancha no ar"— foi, inclusive, apropriada por Josias Teófilo para dar nome ao seu último filme.

Ele diz que vê a nova obra como "o terceiro documentário da trilogia" iniciada com o documentário sobre Olavo de Carvalho, filósofo e guru do bolsonarismo, que morreu no ano passado.


MONTADA

O ator Gero Camilo caracterizado como a drag queen Lucia Del Mar
O ator Gero Camilo caracterizado como a drag queen Lucia Del Mar - Manoella Mello/Globo/Divulgação

O ator Gero Camilo, que vive o enfermeiro Wesley na novela "Travessia", da TV Globo, poderá ser visto nos próximos capítulos do folhetim como a drag queen Lucia Del Mar. Para subir ao palco da boate comandada por Divina Valéria, ele passou por uma caracterização que demorou mais de duas horas para ficar pronta.

"Esse trabalho é inédito pra mim. Eu estou criando, pela primeira vez, dois personagens. Nem o cinema nem o teatro me deram isso. A televisão está me dando. E a novela consegue adentrar nesse universo e tratá-lo de forma real, social e com acolhimento", diz Gero

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.