Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Fies Enem

Menos de 20% das redes públicas de ensino incluem história afro-brasileira em currículos, diz Fundação Lemann

Lei tornou obrigatório tema em sala de aula em 2003, mas não é cumprida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apenas 14% das redes públicas de ensino municipal e estadual já começaram a revisar os seus currículos com base na lei que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, em vigor desde 2003. O dado consta em um estudo preliminar realizado pela Fundação Lemann, baseado na experiência de 22 redes de ensino do país.

Estudantes mostram desenho de um punho fechado, símbolo da luta contra o racismo
Estudantes da escola municipal Ruben Bento Alves, de Caxias do Sul (RS), onde são realizadas atividades escolares que envolvem temas de relações étnico-raciais - Carlos Macedo - 6.out.2022/Folhapress

O levantamento identificou que 50% delas coletam e analisam dados raciais, mas apenas cinco redes de ensino planejam políticas e intervenções a partir dessas informações. Ainda de acordo com o estudo, 90% oferecem treinamentos em equidade étnico-racial para seus quadros, mas somente duas redes o fazem de forma recorrente.

A pesquisa sobre indicadores de equidade racial realizada pela Fundação Lemann será apresentada pela primeira vez no evento "Lemann Dialogue 2023 – Caminhos para Recuperação", que será realizado em Champaign, nos Estados Unidos, na terça (2) e na quarta-feira (3).


SET

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes em cena do curta "Esta Noite Seremos Felizes"
Os atores Othon Bastos e Bete Mendes em cena do curta "Esta Noite Seremos Felizes" - Raúl Tamayo Estrada/Divulgação

Os atores Othon Bastos e Bete Mendes foram fotografados durante as gravações do curta-metragem "Esta Noite Seremos Felizes", do diretor Diego dos Anjos. Na história, eles interpretam um casal de idosos que se encontra em bailes da terceira idade. O filme celebra os 90 anos de Othon, que serão completados no próximo dia 23. Será a primeira vez que os dois atores contracenarão juntos.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.