Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro de Lula dá bronca por 'erro' de divulgação de cobrança de impostos em compras da Shein e Shopee

Paulo Pimenta diz que anúncio de medidas sem debate interno é desrespeitoso; entrevista foi dada por secretário da Receita Federal e comentada por Janja em redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, enviou uma mensagem nesta quinta (13) a assessores de ministérios do governo Lula para dar uma bronca pela divulgação precipitada de medidas do governo.

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-18.jan.23/Folhapress

A mensagem foi enviada depois da confusão generalizada causada pelo anúncio de que o Ministério da Fazenda vai acabar com a isenção para a importação de encomendas no valor de até US$ 50, feita entre pessoas físicas e sem a finalidade de comércio.

A medida foi tornada pública em entrevista do secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ao UOL, e posteriormente comentada pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, em rede social.

Embora o ministro não o tenha citado nominalmente na mensagem, o foco da "bronca" é Barreirinhas, segundo apurado pela coluna.

"Se cada um fala o que quer, isso causa ruído e só traz dor de cabeça", afirmou Pimenta. "Além de ser errado, é desrespeitoso com as bancadas [de deputados], que acabam sendo surpreendidas com medidas que não foram debatidas nem explicadas anteriormente".

Mensagem do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, assessores de ministérios do governo Lula para dar uma bronca pela divulgação precipitada de medidas do governo
Mensagem do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, a assessores de ministérios do governo Lula para dar uma bronca pela divulgação precipitada de medidas do governo - Reprodução

A medida anunciada pela Receita atinge diretamente consumidores que fazem compras por meio de plataformas como Shein, Shopee e Aliexpress, que agora terão que pagar 60% a mais de impostos ao comprarem produtos importados.

A repercussão nas redes sociais foi negativa, com pessoas criticando o fato de o governo querer "taxar" o consumo de pequenos compradores, prejudicando pessoas de menor renda em vez de cobrar impostos de grandes fortunas, por exemplo.

Depois das críticas, o Ministério da Fazenda divulgou nota para esclarecer que não está criando taxa alguma nem subindo alíquotas de impostos, mas sim acabando com a isenção para evitar fraudes: empresas que comercializariam grande quantidade de produtos estariam se passando por pessoas físicas para obter o benefício da isenção.

Assessores dizem que a "bronca" de Pimenta deveria ser dirigida a Janja, que não apenas alimentou o assunto nas redes sociais como usou a palavra "taxação" para dizer que empresas seriam atingidas, mas não no consumidor.

A Fazenda tem negado enfaticamente que vá "taxar" quem quer que seja.

Integrantes do governo afirmam que a primeira-dama, na verdade, tentou apenas ajudar a melhorar a situação, fazendo um contraponto à avalanche de críticas nas redes sociais.


PARIS É UMA FESTA

O apresentador Zeca Camargo comemorou seus 60 anos em viagem com amigos e familiares para Paris. As atrizes Camila Pitanga e Maria Fernanda Cândido participaram das celebrações na capital francesa. O casal de cineastas Marina Person e Gustavo Rosa de Moura também esteve presente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.