Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu ataque à democracia

Visitas a Lula no Alvorada foram classificadas como secretas por general do GSI

Gonçalves Dias, que pediu demissão, defendia que privacidade do presidente era questão de segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O general Gonçalves Dias, que pediu demissão na quarta-feira (19) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), determinou que todas as visitas a Lula (PT) no Palácio da Alvorada sejam classificadas como secretas.

O presidente Lula com o general Gonçalves Dias durante evento do gabinete de transição - Pedro Ladeira - 29 dez.22/Folhapress

CORTINA FECHADA

No entendimento do militar, as informações dizem respeito à segurança do presidente e do país. E, por isso devem ser mantidas em sigilo.

CORTINA 3

A determinação prevaleceu até agora, mas já estava em debate no governo. A CGU (Corregedoria-Geral da União) tem o entendimento, por exemplo, de que toda a agenda de Lula que diga respeito a sua atividade como presidente da República –sendo ou não no Alvorada.

CORTINA 4

Visitar particulares não precisariam passar pelo escrutínio público.

LISTA

Há um problema a ser resolvido: visitantes do Alvorada não são obrigados a deixar seu nome na portaria do Alvorada, como ocorre no Palácio do Planalto.

DESPEDIDA

O general pediu demissão do cargo depois da divulgação de imagens sobre a atuação dele durante a invasão do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

DESPEDIDA 2

Nelas, Gonçalves Dias aparece circulando entre os invasores. Pessoas de sua equipe chegam a oferecer água aos baderneiros.

DESPEDIDA 3

O general afirmou que ligar sua imagem à situação e ao major que deu água aos manifestantes é "um absurdo" e que, em 44 anos, sempre pautou sua vida em cima de valores éticos e morais.


NA TV

O médico cardiologista Roberto Kalil Filho recebeu convidados no lançamento do novo formato do programa CNN Sinais Vitais, que ele comanda na CNN Brasil. A apresentadora e gerente de conteúdo da emissora, Letícia Vidica, e a repórter Carolina Marcelino prestigiaram o evento, que ocorreu na terça (18), em São Paulo. O vice-presidente de conteúdo e operações da CNN Brasil, Virgilio Abranches, também passou por lá. O novo formato do CNN Sinais Vitais estreia na próxima segunda (24).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.