Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fernanda Montenegro dará árvore para Zé Celso, que plantará presente em terreno de Silvio Santos

Atriz não poderá comparecer ao casamento do diretor, mas vai presenteá-lo com ipê; área perto do Oficina é alvo de disputa há 40 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres, não poderão comparecer ao casamento de José Celso Martinez Corrêa, 86, e Marcelo Drummond, 60, no próximo dia 6, em São Paulo, mas preparam um presente especial: vão dar um ipê ao casal. E não trata-se de uma muda, não, mas, sim, de uma árvore já grande.

Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro em 2018 - Leila Fugii / Divulgacao

A equipe das atrizes entrou em contato com Zé Celso na semana passada para falar sobre o assunto. À coluna, o dramaturgo diz ver no presente uma posição das artistas a favor do seu projeto de criar o parque do Rio Bexiga em terreno perto do Teatro Oficina, na região central de São Paulo.

Desde 1980, o local é centro de uma disputa que envolve Zé Celso e o apresentador Silvio Santos. O empresário é o dono do lugar e pretendia construir ali três torres de até cem metros de altura.

"É um presente de casamento ousado e revolucionário. Só pessoas com a imaginação intelectual delas podem perceber o grande significado dessa árvore, porque nós vamos plantar exatamente no terreno onde vamos fazer o parque do Bexiga. O ipê vai praticamente abrir o parque. Então, de alguma maneira, elas vão entrar nessa luta de conseguir com o Silvio Santos o terreno", afirma Zé Celso.

A equipe que organiza o casamento, aliás, planejava convidar o empresário para a celebração com uma sugestiva indicação de presente: que Silvio doasse o terreno perto do Oficina.

Dois homens de roupas brancas, sentados num banco de madeora, seguram alianças
Zé Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond, que estavam juntos desde 1986 - Reprodução

Para Zé Celso, o ipê dado por mãe e filha é também uma forma de protesto contra as derrotas impostas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo Congresso Nacional. Medida provisória aprovada na semana passava prevê mudanças na estrutura do governo que fortalecem o centrão e retiram poder de Marina.

"Só duas mulheres tão inteligentes e tão decisivas para a cultural brasileira fariam isso neste momento em que sofremos esse problema asqueroso com esse Congresso, que atingiu o Meio Ambiente e os Povos Indígenas", afirma o diretor, em áudio enviado à coluna.

A defesa do meio ambiente dará o tom à cerimônia de casamento. A cantora Daniela Mercury, que se apresentará ao fim da celebração, definiu com os noivos que cantará "Amor de Índio", "Terra" e "Macunaíma", esta última, música que fez em parceria com Zé Celso.

O ator e diretor Ricardo Bittencourt organiza o evento que, segundo ele, "será artístico-ecumênico". "Vamos ter oradores e artistas se apresentando", diz.

Serão, ao todo, 350 convidados. Marina Lima cantará na entrada dos noivos, que se conheceram ao som de "Fullgás", um de seus hits.

Também já está definido que a atriz Bete Coelho fará a leitura de um texto adaptado por Zé Celso de "Fedro", de Platão.

Marcelo e Zé Celso se conheceram no Teatro Oficina, em 1986. Um mês depois estavam dividindo apartamento, e assim continuam até hoje, numa relação de amor e companheirismo, em que o sexo está longe de ser uma das prioridades.

"Estamos casados pela vida que vivemos, compartilhamos tudo. Moramos juntos, mas não transamos há mais de 20 anos, cada um tem seus amantes", disse Drummond à coluna, deixando transparecer que a postura libertária e dionisíaca do companheiro —e dele também— não se restringe ao discurso e às suas produções teatrais.

A decisão de oficializar a união veio por questões práticas. Personagem fundamental na história do teatro brasileiro e um dos fundadores do Oficina, Zé Celso não tem herdeiros diretos e preocupa-se com a burocracia que seu companheiro irá enfrentar depois de sua morte.


TERRA

A cacique Shirley Krenak e o desembargador Elton Leme foram homenageados em evento da Fundação SOS Mata Atlântica, em São Paulo, na semana passada. O ator Klebber Toledo foi o mestre de cerimônias da noite.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.