Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula está ansioso e triste com dificuldades para governar

Presidente enfrenta hoje realidade diferente que a de seus mandatos anteriores, quando comandava o país detendo mais poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) está ansioso e, em alguns momentos, demonstra estar até triste com as condições adversas que enfrenta hoje para governar o Brasil.

Lula durante ato com sindicais no 1º de Maio, em São Paulo - Amanda Perobelli - 1º.mai.2023/Reuters

TRILHA TORTUOSA

Auxiliares e ministros que despacham com frequência com Lula dizem que os momentos em que ele deixa transparecer maior decepção são aqueles em que percebe as diversas limitações que tem para fazer valer a sua vontade —e que são maiores do que as que existiam em seus dois mandatos anteriores.

VELHOS TEMPOS

Entre 2003 e 2010, o petista governou com aliados de primeira hora no comando do Parlamento, tinha ascendência sobre o Banco Central, que ainda não era independente, e gozava de uma popularidade incontrastável que o ajudou a superar diversas crises.

PLACAR

Cinco meses depois de assumir o terceiro mandato, ele já sofreu derrotas no Parlamento, comandado por Arthur Lira (PP-AL), e não consegue fazer com que o Banco Central baixe os juros. Diversas outras iniciativas que teve, inclusive no plano internacional, não vingaram.

NA SAUDADE

Nem mesmo a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido um passeio, como foi em governos anteriores.

NA SAUDADE 2

O nome preferido de Lula para a vaga aberta por Ricardo Lewandowski no STF é o de seu advogado, Cristiano Zanin. Há complicações, no entanto, no Senado, que precisa aprovar a indicação. Diversos parlamentares têm outros candidatos para o mesmo posto, e ameaçam travar o processo de escolha.

O PARADOXO

Lula estaria, de acordo com assessores próximos, vivendo um paradoxo: se elegeu com ambições maiores do que as que tinha em eleições anteriores e determinado a, desta vez, não fazer tantas concessões como as que teve que fazer anteriormente para governar.

O PARADOXO 2

Porém, ele tem hoje muito menos poder.

SÓ RISOS

As aflições de trabalho contrastam com seu momento pessoal, de felicidade em que, como diz, está cada vez mais apaixonado pela mulher, Rosângela da Silva, a Janja.

CAVALETE

O fundador do coletivo de artistas Avaf (Assume Vivid Astro Focus), Eli Sudrack, recebeu convidados, na semana passada, na abertura da exposição "Alterações Vividas Absolutamente Fantasiosas". A gerente de artes visuais do Sesc-SP, Juliana Braga de Mattos, e a artista plástica Lenora de Barros prestigiaram o evento realizado no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. O estilista Dudu Bertholini também passou por lá. A mostra faz uma retrospectiva dos 20 anos de trabalho da Avaf.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.