Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado acusa campanha do Conselho Federal de Medicina de racismo e aciona MPF

O post mostra a foto de uma mulher negra e diz: 'Você confiaria a vida da sua mãe a um médico não habilitado?'; conselho diz que pessoa representa diversidade dos pacientes brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual de São Paulo Maurici (PT) entrou com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o Conselho Federal de Medicina (CFM) por uma campanha publicitária da entidade. Ele diz que a peça, compartilhada nas redes sociais, configura "propaganda institucional e antiética [...] por promover o racismo".

O post mostra a foto de uma mulher negra com um banner que diz: "Você confiaria a vida da sua mãe a um médico não habilitado? Revalidação do diploma: Indispensável para a segurança do paciente. Medicina é coisa séria".

Post do Conselho Federal de Medicina - @medicina_cfm no Instagram

Na representação, Maurici afirma que a campanha do CMF tem mensagem dúbia. Ele pede que o post seja excluído.

"A mulher está representando a figura da mãe ou a figura do médico não habilitado? Tal dubiedade, no contexto estruturalmente racista brasileiro, têm a tendência predominante de reforçar a associação da mulher de pele preta com a figura do médico não habilitado, acompanhando as associações racistas entre pessoas de pele preta e a desqualificação da pessoa", diz o documento.

A publicação gerou críticas nas redes sociais.

Após a repercussão, o perfil do CFM se manifestou: "As imagens dos personagens utilizadas nas peças publicitárias dessa campanha representam os pacientes brasileiros em sua diversidade".

Procurado pela coluna, o conselho afirma, em nota, que "as imagens utilizadas na campanha em curso, a qual a pergunta se refere, representam pacientes brasileiros e não médicos ou profissionais da saúde.

"Em suas ações publicitárias, de forma geral, o CFM tem buscado estar atento a esse ponto na concepção das peças, sempre contemplado personagens de diferentes perfis de idade, etnia, sexo etc. nos diferentes papeis ligados à assistências", segue.

Maurici ainda pede que o MPF abra inquérito civil para "averiguar dano à coletividade" e que o CFM seja responsabilizado.


TAPETE VERMELHO

Os atores Bruna Altieri e André Ramiro e o diretor André Luis receberam convidados, na noite de segunda (19), na pré-estreia do filme "Tração", no Cinesystem Morumbi Town, em São Paulo. O cantor Fiuk e o ator Nelson Freitas, que estão no elenco do longa, também marcaram presença no evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.