Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comerciante se diz filho de Gugu, pede DNA e exumação e entra na briga por herança

Filhos reconhecidos do apresentador foram notificados em audiência na Justiça que discute reconhecimento de união estável com Rose Miriam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma bomba explodiu na audiência judicial convocada nesta quarta (21) para discutir o destino da herança de Gugu Liberato.

Nem bem entraram na sala em que testemunhas seriam ouvidas, os três filhos de Gugu —João Augusto, Marina e Sofia Liberato— e mais a irmã dele, Aparecida, foram avisados de que um oficial de Justiça estava no local para entregar a eles uma intimação.

Gugu e Rose Di Matteo (EXCLUSIVO MÔNICA BERGAMO)
Rose Di Matteo e Gugu, em foto do acervo da família - Arquivo Pessoal

Os quatro tomaram então conhecimento da existência de uma ação de investigação de paternidade "post mortem" contra Gugu Liberato, aberta em março.

O suposto novo filho de Gugu se chama Ricardo Rocha, tem 48 anos, é comerciante e pede a reserva do quinhão que lhe caberia na herança caso se prove que ele é, mesmo, irmão dos herdeiros já reconhecidos.

Para isso, ele solicita que os supostos parentes se submetam a exame de DNA. Caso se neguem, defende que o corpo do apresentador seja exumado para que o teste seja realizado.

O processo corre em segredo de Justiça.

As filhas gêmeas de Gugu já concordaram em fazer o exame de DNA (leia mais aqui).

Questionado, o advogado Nelson Wilians, que defende Rose Miriam, a mãe dos três filhos de Gugu, em ação de reconhecimento de união estável, afirma que "se ficar comprovada a paternidade, isso por si só já invalida o testamento" deixado pelo apresentador.

De acordo com a intimação, a mãe do requerente, identificada como Otacília Gomes da Silva, teria conhecido "Antonio Augusto Moraes Liberato (o notório apresentador de televisão 'Gugu Liberato')" no segundo semestre de 1973, "em uma padaria que existia na rua Aimberê, nº 458, bairro de Perdizes, nesta capital".

A petição informa que "a genitora" trabalhava como babá e empregada doméstica "na residência de uma família nipônica" que morava ao lado da panificadora.

Ela ia diariamente à padaria, "oportunidade em que se encontrava com Antonio Augusto que, muito comunicativo, a flertava e, com o passar do tempo houve a evolução da amizade, alguns passeios, culminando em relacionamento íntimo entre eles".

Em 1974, depois de passar férias no litoral paulista com a família para a qual trabalhava, ela retornou e "constatou a gravidez".

Procurou Gugu para "lhe informar a novidade". Mas "este não mais foi encontrado naquele comércio", e ela perdeu "totalmente o contato" com aquele que seria o pai de seu filho.

Ricardo Rocha nasceu em outubro de 1974.

Na época, Gugu tinha 15 anos. Não era apresentador de televisão e sequer sonhava que um dia seria um dos homens mais famosos do Brasil.

Quando Gugu iniciou sua carreira televisiva, diz a intimação, o filho adolescente começou a acompanhá-lo à distância. Quanto atingiu a maioridade, "entendeu protelar a busca do reconhecimento da paternidade para o futuro".

Com a morte de Gugu, em 2019, aos 60 anos, e a disputa pela herança, Ricardo teria decidido buscar seus direitos, movendo a ação de paternidade.

Ele pede o exame de DNA para que a ação seja apreciada sem delongas.

No caso de negativa, ele pede a exumação do cadáver de Gugu Liberato.

"Diante de eventual recusa dos herdeiros ou parentes em se submeter à coleta de material genético, que se mostra essencial para o deslinde da contenda, emerge necessária a realização da exumação do cadáver, com a consequente análise do material cadavérico."

Na noite de terça (20), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) validou o testamento deixado por Gugu, reconhecendo que os filhos ficariam com 75% dos bens, e os sobrinhos com 25%.

O montante deixado pelo apresentador é avaliado em R$ 1 bilhão.

Tudo, no entanto, pode mudar caso Ricardo prove que é realmente filho de Gugu.

Quando a decisão do STJ foi divulgada, o advogado Nelson Wilians afirmou que a respeita, mas que irá recorrer.

Segundo ele, o ato reverte a decisão do Tribunal de Justiça de reduzir a disposição da herança de Gugu, que por sua vez não respeita a parte legítima dos filhos.

"Se fosse intenção do apresentador Gugu deixar 25% da totalidade, ele teria testado 50% da parte disponível aos sobrinhos e não 25%", diz o advogado.

O processo movido por Rose Miriam para o reconhecimento da união estável continua em andamento.

A audiência desta quarta, interrompida com a notícia da ação de paternidade, ouviria justamente as testemunhas do caso.


PROJEÇÃO

A atriz Nanda Costa recebeu convidados, na noite de terça (20), na pré-estreia do filme "Derrapada". O diretor do longa, Pedro Amorim, e o ator Matheus Costa, que está no elenco da produção, também marcaram presença no evento, que foi realizado no Espaço Itaú Frei Caneca, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.