Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Filhas de Gugu voltam ao Brasil para nova audiência sobre herança

Marina e Sofia são a favor de que a Justiça reconheça a união estável da mãe, Rose Miriam, com o pai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As filhas gêmeas de Gugu Liberato, Marina e Sofia, estão de volta ao Brasil para participar de novas audiências judiciais sobre a herança do pai. As duas, que moram nos Estados Unidos, chegaram em São Paulo no domingo (18) e publicaram nas redes sociais fotos e vídeos com a mãe, Rose Miriam.

As irmãs gêmeas Marina (à esq.) e Sofia, filhas de Gugu Liberato e Rose Miriam, no escritório do advogado Nelson Wilians, em São Paulo
As irmãs gêmeas Marina (à esq.) e Sofia, filhas de Gugu Liberato e Rose Miriam, no escritório do advogado Nelson Wilians, em São Paulo - Eduardo Knapp -18.mai.2023/Folhapress

Em uma primeira parte da audiência, realizada no mês passado, Sofia e Marina se posicionaram a favor da mãe, que briga judicialmente para que seja reconhecida a sua união estável com Gugu Liberato.

O irmão mais velho, João Augusto, não se manifestou durante a sessão judicial. Ele e a irmã de Gugu, Aparecida Liberato, não concordam com o processo movido por Rose.

Nas audiências marcadas para quarta (21) e quinta (22), o juiz José Walter Chacon Cardoso, da 9ª Vara de Família e Sucessões do foro Central de São Paulo, vai ouvir as testemunhas dos dois lados.

Neste momento, nem as gêmeas nem Rose serão ouvidas, mas a presença delas no tribunal é considerada simbólica. João e Aparecida também não devem falar.

Em disputa está a herança bilionária de Gugu, morto em novembro de 2019 após um acidente doméstico. Se a Justiça reconhecer a união estável do apresentador e de Rose, ela passa a ter direito a uma parte do espólio —hoje, ela não é contemplada na divisão dos bens, já que não foi casada oficialmente com Gugu nem foi incluída no testamento assinado por ele em 2011.

No documento, Gugu distribui a parte disponível de seus bens, ou seja, a metade de tudo —os outros 50% são transmitidos obrigatoriamente aos três filhos.

Da segunda metade, ele deixou 75% para os três filhos e 25% para cinco sobrinhos. Se a união estável for reconhecida, Rose passará a ter direito a 50% dessa metade.

Toda a ação e o inventário correm sob segredo de Justiça.

Rose e as filhas são defendidas pelo advogado Nelson Wilians. Já João Augusto e a irmã de Gugu, Aparecida Liberato, que são contra a ação da viúva, são representadas por Dilermando Cigagna.


LETRAS

A socióloga Angela Alonso, colunista da Folha, recebeu convidados como a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, no lançamento do seu livro "Treze - A Política de Rua de Lula a Dilma". No evento, realizado na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo, na semana passada, a autora conversou sobre a obra com o jornalista Fernando de Barros e Silva. A editora e crítica literária Rita Palmeira também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.