Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus casamento

Em dia de casamento, Zé Celso é intimado por ação de Silvio Santos contra árvore em terreno de apresentador

Diretor ganhou ipê de presente de Fernanda Montenegro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo proibiu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa de plantar uma árvore no terreno ao lado do teatro Oficina, na região central de São Paulo. A decisão, em caráter liminar, atende a um pedido do Grupo Silvio Santos, que é proprietário da área.

Zé Celso recebeu a intimação judicial nesta terça (6), dia em que se casa com Marcelo Drummond em uma grande celebração que reunirá artistas, políticos e intelectuais no Oficina.

Dois homens de roupas brancas, sentados num banco de madeora, seguram alianças
Zé Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond: juntos desde 1986 - Reprodução

Desde 1980, a área no entorno do teatro é centro de uma disputa que envolve Zé Celso e o dono do SBT. Silvio Santos pretendia construir ali um empreendimento imobiliário de três torres de até cem metros de altura. Já o diretor prefere que a área sedie o parque do rio Bexiga.

A árvore, um ipê, foi um presente dado aos noivos pelas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, que não poderão comparecer à cerimônia. Na semana passada, em conversa com a coluna, Zé Celso disse que iria plantar a árvore no terreno que é alvo de todo o imbróglio. "O ipê vai praticamente abrir o parque", disse ele, na ocasião.

Diante do que foi considerado uma ameaça, a empresa Residencial Bela Vista, do qual o Grupo Silvio Santos é proprietário, entrou com o pedido de liminar para impedir a ação.

A juíza Juliana Koga Guimarães, da 39ª Vara Cível do Foro Central, concedeu a liminar e determinou multa de R$ 200 mil para qualquer ato praticado por Zé Celso que possa prejudicar a posse do terreno. Marcelo Drummond também foi intimado pela Justiça.

Em sua decisão, a magistrada afirma que os documentos apresentados pelo Grupo Silvio Santos demonstram que há legitimidade da empresa "para a defesa da posse exercida sobre o terreno em questão".

"Assim, tem a autora o direito de não ter sua posse turbada de qualquer forma, razão pela qual a liminar objetivada merece o deferimento deste juízo", diz.

A equipe que organiza o casamento dos dois chegou a convidar Silvio Santos para a celebração com uma sugestiva indicação de presente: que o empresário doasse aos noivos o terreno perto do Oficina.

"Mas no dia do casamento o que eles receberam foi, na verdade, uma intimação judicial de Silvio Santos", diz o ator Ricardo Bittencourt, organizador do evento.

Para Zé Celso, a decisão judicial não é uma surpresa. "É a vida como ela é. Vivemos no capitalismo. É muito mais fácil fazer o que eles fizeram [entrar com o pedido liminar] do que ter uma atitude de grandeza e generosidade e doar o terreno."

O dramaturgo diz que os seus advogados vão avaliar que medidas adotar diante da situação.


CÁ ENTRE NÓS

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi uma das autoridades convidadas para o "Diálogos Esfera", evento promovido pelo Esfera Brasil, grupo que tem o empresário João Camargo como fundador e presidente de seu conselho. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), esteve lá. O advogado Nelson Wilians e o ex-ministro e presidente do PP, o senador Ciro Nogueira, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.