Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comissão Arns se diz perplexa com reação de Tarcísio a operação em Guarujá

Governador se declarou 'extremamente satisfeito com a ação policial'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, também conhecida como Comissão Arns, elaborou nesta segunda-feira (31) uma nota em que se diz perplexa com a reação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à morte de ao menos oito pessoas durante uma operação policial em Guarujá, no litoral paulista.

O chefe do Executivo paulista e seu secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, negaram os relatos de tortura e ameaças contra moradores e disseram que todas as mortes ocorreram de forma proporcional.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, em São Paulo - Rogério Cassimiro - 9.jan.2023/Governo de São Paulo

"Não tem nada disso", disse o governador, que ainda se declarou "extremamente satisfeito com a ação policial" e "extremamente triste porque nada vai trazer de volta um pai de família", em referência ao soldado Patrick Reis, cuja morte durante patrulhamento teria sido o estopim para a operação.

A Comissão Arns afirma que o assassinato de um policial não pode ser tolerada, mas que as ações para punir os responsáveis devem se dar dentro dos limites do Estado democrático de Direito.

Da mesma forma, acrescenta, o elevado número de supostos suspeitos mortos e as denúncias de tortura contra cidadãos também devem ser investigadas.

"O Governo de São Paulo envidou nas últimas décadas um enorme esforço para a construção de uma política de segurança pública mais efetiva", diz a nota.

"Toda essa trajetória de profissionalização das polícias e de qualificação do sistema de Justiça e Segurança Pública não pode ser colocada em risco. A falta de controle da atividade policial apenas fortalecerá o crime organizado, colocando em risco a integridade da população", afirma ainda.

A Comissão Arns é formada por nomes como a filósofa Sueli Carneiro, o líder indígena, escritor e ambientalista Ailton Krenak, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, a cantora Daniela Mercury, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a socióloga Maria Victoria Benevides e o advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira.


BATIDA

A cantora e compositora Eline, que lançará o single "Coração na Boca" - Stephan Solon/Divulgação

A cantora e compositora Eline lançará na próxima quinta-feira (3) o single "Coração na Boca", feito por ela em parceria com o artista Beto Sargentelli. A faixa tem produção de Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez e fala sobre a infinita possibilidade de amores. A música dará nome ao seu primeiro álbum de estúdio, previsto para 14 de setembro.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.