Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula veta ministros em eventos de Doria

Presidente manifestou descontentamento com possibilidade de eles seguirem comparecendo a encontros do Lide

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) afirmou a ministros de seu governo que não quer mais que eles compareçam a eventos organizados pelo Lide, fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria.

CLARO

De acordo com ministros e interlocutores frequentes de Lula, o presidente foi explícito em seu pedido, e não quer "de jeito nenhum" que integrantes do primeiro escalão do governo emprestem seu prestígio aos encontros do ex-governador.

O presidente Lula (PT) em cerimônia de assinatura de contrato para financiamento de obras de infraestrutura para Pernambuco, no Palácio do Planalto, em Brasília
O presidente Lula (PT) em cerimônia de assinatura de contrato para financiamento de obras de infraestrutura para Pernambuco, no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 12.jul.23/Folhapress

RECADO

Há alguns meses, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, participaram de eventos do Lide. Lula manifestou seu desconforto diretamente a Múcio, conforme revelado pelo Painel.

RECADO 2

Depois disso, fez chegar sua contrariedade a diversos outros auxiliares.

NULO

Doria sempre fez oposição frontal a Lula. Mesmo depois de seus embates ainda mais incisivos com Jair Bolsonaro (PL), ele declarou que votaria nulo no segundo turno da eleição presidencial de 2022 por manter "visão crítica" em relação a governos de Lula, pela "falta de comportamento moral e de lisura no tratamento do dinheiro público".

DOCE

Quando Lula foi preso, em 2018, Doria disse que levaria "chocolates" a ele na prisão.

AZEDO

Em 2019, a Justiça determinou que Lula fosse transferido para o presídio de Tremembé, em SP. Quando a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou preocupação com a segurança do petista, "sob a polícia de João Doria", o então governador respondeu: "Fique tranquila, ele será tratado como todos os outros presidiários, conforme a lei. Inclusive, o seu companheiro Lula, se desejar, terá a oportunidade de fazer algo que jamais fez na vida: trabalhar".

AGENDA

O próximo evento de Doria, o Brazil Development Forum", já divulgou sua programação oficial. De acordo com ela, contará com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de governadores como Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, que é do PT, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de prefeitos e de empresários. Não há ministros de Lula na agenda.


PALCO

A cineasta Julie Taymor, que assina a direção do musical da Broadway "O Rei Leão", e o ator Tiago Barbosa, que já interpretou o personagem Simba na adaptação do filme da Disney para o teatro, prestigiaram a reestreia do espetáculo no Teatro Renault, em São Paulo, na noite de quarta (19). O chef Erick Jacquin e a apresentadora Luciana Gimenez também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.