Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Suspeita de bomba em ministério de Alckmin é descartada

Mala, que foi abandonada com um exemplar da Constituição, continha roupas em seu interior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autoridades policiais e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) descartaram, no início da tarde desta quarta-feira (26), a possibilidade de uma ameaça de bomba na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília.

O local foi evacuado por volta das 11h após uma mala de viagem ter sido encontrada na garagem do prédio. Em cima dela, havia um exemplar da Constituição Federal.

Policial do esquadrão antibomba abre mala suspeita encontrada no Ministério do Desenvolvimento e Industria, em Brasília - Gabriela Biló/Folhapress

Em nota, a pasta afirma que, após cerca de duas horas de procedimento preventivo de segurança, equipes do GSI, da Polícia Federal e da Polícia Militar do Distrito Federal detectaram apenas roupas no interior do objeto. O acesso ao prédio já foi liberado.

Como mostrou a coluna, o vice-presidente e chefe da pasta, Geraldo Alckmin (PSB), cumpria uma agenda no Palácio do Planalto e não se encontrava no local.

Em dezembro do ano passado, movidos pelo inconformismo com o resultado das eleições, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas promoveram manifestações em diferentes pontos de Brasília.

Protestos também ocorreram no aeroporto da capital do país. Um deles contou com a participação do indígena José Acácio Serere Xavante, nascido em Mato Grosso e conhecido como Cacique Serere.

O indígena viria a ser alvo de uma ordem de prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), por participação em atos antidemocráticos.

A detenção, no dia 12 de dezembro, levou simpatizantes de Bolsonaro acampados em frente ao quartel-general do Exército a tentarem invadir a sede da Polícia Federal.

O episódio resultou em confronto com policiais, e os manifestantes promoveram uma onda de vandalismo na cidade, arremessando pedras contra os agentes e queimando veículos.

Quase duas semanas depois, na véspera de Natal, as autoridades interceptaram uma tentativa de explosão de um caminhão com combustível nos arredores do aeroporto de Brasília.

Dois apoiadores do ex-presidente foram condenados na primeira instância da Justiça do DF, sob a acusação de expor a perigo a vida ou o patrimônio mediante colocação de dinamite ou substância análoga e causar incêndio em depósito de combustível.

George Washington de Oliveira Sousa recebeu pena de nove anos e quatro meses de prisão, e Alan Diego dos Santos Rodrigues, de cinco anos e quatro meses.

No início deste mês, a PF deflagrou uma operação com o objetivo de apurar supostos financiadores dos atos de invasão ao aeroporto e possível conexão com os envolvidos na tentativa de atentado a bomba nas proximidades do terminal.

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e associação criminosa –todos previstos no Código Penal.


FELIZ 40 ANOS

A atriz Denise Del Vecchio e o autor Alcides Nogueira marcaram presença na celebração de 40 anos da estreia da peça "Feliz Ano Velho". O ator Marcos Frota também compareceu ao reencontro, que foi realizado na noite de terça (25), no restaurante Famiglia Mancini, na região central de São Paulo. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo em que se baseou a montagem, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.