Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Base de Lula vê clima para acionar Coaf contra Bolsonaro e Michelle em CPI

Órgão de combate à lavagem de dinheiro tem produzido relatórios sempre que provocado pela comissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parlamentares da base governista que integram a CPI do 8 de janeiro veem clima para pautar, nesta semana, um requerimento para ter acesso às transações bancárias feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

As informações seriam requisitadas ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão de combate à lavagem de dinheiro que tem produzido Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) sempre que provocado pela comissão. Um desses documentos mostrou, por exemplo, que Bolsonaro havia recebido R$ 17 milhões em doações via Pix.

Michelle Bolsonaro em evento do PL Mullher em São Paulo - Carla Carniel - 6.mai.2023/Reuters

A base de Lula (PT) na CPI já havia tentado pautar o acesso às informações bancárias, mas não teve sucesso. Dessa vez, há uma expectativa maior de que o presidente da comissão, Arthur Maia (União-BA), aceite levar o requerimento para votação na comissão, composta majoritariamente por governistas.

"Acho que já se tem elementos suficientes para quebrar o sigilo do dois", afirma o deputado Rogério Correia (PT-MG), principal articulador do pedido.

"O presidente disse, na época, que não havia fatos suficientes que levassem à votação desse requerimento e que ele não colocaria na pauta, mas que não se negava diante de outros fatos que ocorressem", acrescenta.

O petista afirma que a medida é válida mesmo após a Polícia Federal pedir a quebra de sigilos fiscal e bancário do ex-presidente e da ex-primeira-dama, no âmbito de inquérito que apura supostos desvios de presentes de alto valor oferecidos por autoridades estrangeiras a Bolsonaro. "A CPMI pode ajudar na investigação", diz Correia.

A ideia da base governista é pautar o requerimento na próxima terça-feira (15). Na ocasião, também será proposta para apreciação uma solicitação de retenção dos passaportes de Bolsonaro e Michelle, a pedido de Correia e da deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ).


MIAU

Ana Frango Elétrico - Hick Duarte/Divulgação

Ana Frango Elétrico vai lançar seu terceiro álbum, "Me Chama de Gato que Eu Sou Sua", que trará canções inéditas sobre amor queer. O trabalho, que também ganhará versão em vinil, chegará às plataformas digitais no dia 20 de outubro. O lançamento é uma parceria dos selos Risco (Brasil), Mr.Bongo (Inglaterra) e Disk Union (Japão).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.