Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ocasio-Cortez visita favela do DF com Boulos e canta parabéns para cozinheira

Deputado apresentou à norte-americana a atuação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez visitou a favela do Sol Nascente, no Distrito Federal, nesta terça-feira (15). AOC, como é conhecida, foi levada ao local pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que apresentou à norte-americana a atuação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na região.

A comunidade abriga uma das unidades da Cozinha Solidária, projeto do movimento social que distribui refeições gratuitas e busca combater a fome entre pessoas em situação de vulnerabilidade.

A deputada do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez e o deputado federal Guilherme Boulos (PSO-SP) em visita à favela do Sol Nascente, no Distrito Federal, nesta terça-feira (15) - Matheus Alves/Divulgação

As instalações da Cozinha foram apresentadas a AOC e aos deputados Joaquín Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost, que compõe a comissão do Partido Democrata que veio ao Brasil nesta semana.

De acordo com pessoas que participaram do encontro, os parlamentares dos EUA fizeram diversas perguntas sobre o projeto e até mesmo cantaram parabéns para uma de suas cozinheiras, conhecida como Bisa. A canção foi entoada em espanhol.

Os deputados percorreram as ruas da Sol Nascente e visitaram a casa de uma outra cozinheira, que mora no entorno da Cozinha Solitária e obteve a sua residência por meio do MTST.

De acordo com a prévia do Censo 2022 do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), a favela localizada a 37 quilômetros do Palácio do Planalto já é a maior do país, com 32.081 domicílios.

O gabinete de Boulos afirma que o encontro desta terça buscou promover a troca de experiências entre os parlamentares dos dois países e ampliar o diálogo do mandato do psolista com nomes internacionais.

Nos próximos dias, a comitiva do Partido Democrata também passará por Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia. A viagem aos países busca traçar um plano para revitalizar a relação entre os Estados Unidos e a América Latina.

No Brasil, os democratas têm se encontrado com ministros, parlamentares e lideranças de movimentos sociais desde segunda-feira (14). A ideia é conhecer de perto os esforços empreendidos pelo governo em defesa da democracia, bem como projetos para uma transição ecológica e para recuperar setores afetados pelo que a delegação chama de "desastrosa Presidência" de Jair Bolsonaro (PL).

Na manhã desta terça, a comitiva de OAC também participou de uma reunião com jovens parlamentares e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Estavam presente a vereadora de São Paulo Luna Zarattini (PT) e as deputadas federais Natália Bonavides (PT-RN), Dandara Tonantzin (PT-MG) e Camila Jara (PT-MS).

No encontro, foram discutidos temas como a ascensão da direita no mundo, a vitória do ultraliberal Javier Milei nas eleições primárias da Argentina e a invasão de 8 de janeiro.


TABLADO

A atriz Denise Del Vecchio recebeu convidados na estreia da peça "O Lado Fatal", no Sesc Belenzinho, em São Paulo, na semana passada. A cantora Miranda Kassin e seu companheiro, o cantor e ator André Frateschi, estiveram lá. A atriz Alzira Andrade também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.