Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Jovem Pan

USP cobra ação da polícia contra GCM que sacou arma ao acompanhar Lucas Pavanato

Guarda estava em dia de folga; episódio ocorreu na quinta (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A USP (Universidade de São Paulo) emitiu, nesta sexta-feira (18), uma nota em que diz repudiar o fato de um integrante da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo ter sacado uma arma dentro do campus da instituição na capital paulista para ameaçar estudantes.

O guarda Marcelo Ferreira acompanhava o influenciador e ex-comentarista da Jovem Pan Lucas Pavanato, que foi à universidade na quinta-feira (17) para gravar um vídeo com alunos. O GCM, que integra a escolta do vereador Fernando Holiday (PL) na Câmara Municipal de São Paulo, estava fora de seu horário de trabalho.

Frame de vídeo mostra momento em que integrante da GCM de São Paulo saca uma arma dentro da USP, na capital - Reprodução

"A Universidade de São Paulo repudia veementemente a ação de um grupo externo à universidade que ameaçou, com uma arma, estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), dentro do campus da USP, em São Paulo", diz a instituição, em nota enviada à coluna.

"Esse tipo de atitude é inaceitável em qualquer ambiente civilizado. Dentro de uma universidade, o ato infame se reveste de uma simbologia que atenta contra o espírito essencial da busca do conhecimento e da sabedoria. Esperamos que apurações policiais sejam realizadas para que casos assim não se repitam", afirma ainda.

Pavanato, que costuma fazer ações provocadoras e gravá-las, diz ter ido à USP para realizar uma dinâmica que consistia em apresentar figuras célebres da esquerda e da direita, como o filósofo Karl Marx e a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, a fim de descobrir quais seriam identificados.

Sua presença incomodou os estudantes, que pediram a sua saída. Um conflito se instalou no local, e o GCM sacou a sua arma de fogo. O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP diz que a pistola foi apontada para o rosto de um estudante. Pavanato nega.

"Ele só sacou no momento em que houve agressões. A nossa integridade estava em risco", afirmou o ex-Jovem Pan à coluna. "Começaram a agredi-lo de diversas formas, batendo na cabeça dele, ameaçando tomar a arma. Ele sacou a arma, deixou de lado e falou: 'Gente, para, por favor'. Quando acalmaram, ele guardou."

Em um vídeo publicado nas redes sociais pelo DCE, é possível ver diversas pessoas entoando as palavras de ordem "recua, fascista, recua", enquanto cercavam Pavanato e o levavam para fora da FFLCH-USP.

Já uma peça compartilhada por Pavanato mostra estudantes com pedaços de madeira em suas mãos, enquanto o GCM empurra um dos estudantes. Em outros trechos, o influenciador é empurrado, e um assistente seu tem o celular jogado ao chão.

Alguns dos presentes chegaram a associar o influenciador ao MBL (Movimento Brasil Livre), do qual já fez parte. O grupo, no entanto, se apressou em elaborar uma nota para negar qualquer ligação e para classificar o episódio como "lamentável" e "irresponsável".

O vereador Fernando Holiday foi às redes para manifestar o seu apoio ao ex-chefe de gabinete. "A esquerda, mais uma vez, mostra o que há de pior nela. Agrediram o Lucas Pavanato na USP sem razão alguma", escreveu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.