Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MST diz já ter distribuído 12 mil marmitas a vítimas das chuvas no RS

Refeições são produzidas pela cozinha solidária do movimento em Encantado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) diz já ter distribuído cerca de 12 mil marmitas a vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e a voluntários que atuam nas cidades atingidas.

As refeições são produzidas pela cozinha solidária do movimento localizada na cidade de Encantado. Atualmente, o espaço reúne cem trabalhadores dedicados à produção de quentinhas —a maior parte dos alimentos é oriunda dos assentamentos do MST.

Cozinha solidária do MST em Encantado, no Rio Grande do Sul - Alexandre Garcia/MST/Divulgação

De acordo com o dirigente Cedenir de Oliveira, a cozinha solidária já chegou a produzir 3.200 refeições em um único dia. "Nossa [forma de prestar] solidariedade está na produção das marmitas. Elas são entregues pelo conselho de crise que está administrando a situação na região. São eles que determinam para quem elas são entregues", explica.

Segundo o dirigente, o movimento tem recebido diversas doações de alimentos, sobretudo carne, mas também de gás de cozinha. "[A iniciativa] tem a presença do MST, das famílias assentadas e tem voluntários da comunidade que ajudam na embalagem das marmitas", afirma Oliveira.

Além de Encantado, os municípios de Roca Sales e Muçum também têm sido contemplados com as marmitas feitas pelos sem-terra.

O número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana subiu para 47, de acordo a Defesa Civil do estado.

Conforme boletim divulgado na manhã desta quarta (13), há 2.318 pessoas em abrigos. Outras 20.517 pessoas tiveram de sair de suas casas e estão hospedadas em outros locais, como casa de familiares.


CASA ABERTA

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi recepcionada pelos curadores Grada Kilomba, Hélio Menezes e Diane Lima, da 35ª Bienal de São Paulo, no coquetel de abertura da mostra, realizado na capital paulista, na semana passada. A secretária estadual de Cultura de São Paulo, Marilia Marton, esteve lá. A atriz e diretora Bárbara Paz também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.