Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MIS Experience terá de ser autossustentável para funcionar, diz secretária de Cultura de SP

Contrato com atual gestora do espaço será encerrado; Marilia Marton diz pensar em projeto para tornar o museu itinerante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A secretária estadual de Cultura de São Paulo, Marilia Marton, diz que o MIS Experience, em São Paulo, terá que ser autossustentável financeiramente para continuar a funcionar. "Qual o meu problema com o prédio? Eu acho um absurdo a gente gastar mais de R$ 1 milhão com o aluguel [por ano] daquele espaço", afirma ela à coluna.

O equipamento fica em uma antiga marcenaria da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo. O MIS Experience e o MIS (Museu da Imagem e do Sim), assim como o Paço das Artes, são atualmente geridos pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, mas o contrato vai ser encerrado.

Marilia Marton, secretária de Cultura do estado de São Paulo, na sede do órgão, na capital paulista - Adriano Vizoni -31.jan.23/Folhapress

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo vai publicar um novo edital de chamamento público para a gestão dos museus.

"No contrato que vamos abrir, que todas as organizações sociais vão poder participar [no edital para gerir o espaço], [vai estar] que o MIS Experience, enquanto equipamento físico, vai ter que ser autossustentável",diz. Caso contrário, afirma a secretária, ele deixará de funcionar no local.

"O valor que a secretaria irá aportar [no equipamento] não é para pagamento de locação de espaço. Ou aquilo é autossustentável ou a prioridade do Estado é a interiorização, que está no plano de governo do governador Tarcísio [de Freitas]."

A secretária diz pensar em um projeto para tornar o museu itinerante, numa espécie de grande galpão que seria transportado em um caminhão e rodaria as cidades do estado. "A gente tem 43 milhões de habitantes, sendo que 11 milhões estão na capital. E os outros 30 milhões fazem o que [para ter acesso a equipamentos do estado]?", questiona.

Inaugurado em 2019 como um braço do MIS, o espaço cultural trouxe para a capital paulista a primeira exposição imersiva de sua história, com projeção de obras de artistas em larga escala.

Desde então, esse tipo de mostra se multiplicou e virou aposta de diversos centros culturais da cidade —e, hoje, ocupa até mesmo shoppings centers.


ESTANTE

O ator e cantor Tiago Abravanel compareceu ao evento de lançamento do livro "Dando a Volta por Cima: A História de Anderson Baumgartner", realizado na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo, na semana passada. O empresário Fernando Alterio e a atriz Mônica Martelli estiveram lá. A modelo Sasha Meneghel também participou.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.