Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rede quer cassação de deputado que disse que nordestino perdeu 'a capacidade de pensar'

Partido enviou representação ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Rede Sustentabilidade protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por ele ter afirmado que a população nordestina perdeu "a capacidade de pensar". O partido pede cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar.

A declaração de Gayer foi feita durante entrevista ao podcast ComércioCast. No programa, ele disse que a população nordestina era "pobre, miserável, sem instrução e sem educação".

Deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) durante live nas redes sociais
Deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) durante live nas redes sociais - Reprodução/Instagram/@gusgayer

"O plano da esquerda é colocar a população numa situação tão sub-humana, tão deprimente, tão degradável, que essas pessoas perdem até mesmo a capacidade de pensar por conta própria. Elas vão fazer qualquer coisa por uma migalha", afirmou ainda.

A representação argumenta que o parlamentar cometeu crime de racismo, que também inclui práticas de xenofobia.

"As declarações do representado configuram verdadeiro discurso de ódio, deixando claro o seu preconceito e discriminação para com os nordestinos, de modo a denotar certa inferioridade da coletividade dos eleitores nordestinos em relação aos eleitores de outras regiões do país", diz o documento.

A denúncia é assinada pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), líder do partido na Casa, e pela ex-senadora Heloísa Helena, porta-voz nacional da sigla. Procurado pela coluna, Gayer não se pronunciou sobre a denúncia e enviou, via assessoria de imprensa, uma receita de bolo.

Em junho deste ano, o parlamentar fez declarações consideradas racistas contra africanos.

A afirmação do parlamentar aconteceu durante participação no podcast "Três Irmãos', após o apresentador, Rodrigo Arantes, dizer que existem macacos com QI 90 enquanto na África o QI médio seria de 72.

"Aí você vai ver na África: quase todos os países lá são ditadores, quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter democracia você tem de ter um mínimo de capacidade cognitiva para entender entre o bom e o ruim, entre o certo e o ruim", respondeu o parlamentar.

Após repercussão, o deputado disse que sua fala foi tirada de contexto e que seu argumento era o de que o principal problema da África é a subnutrição, que influencia na capacidade cognitiva.


PIPOCA

O cineasta Roberto de Oliveira recebeu convidados na pré-estreia do documentário "Elis & Tom", dirigido por ele, no Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, na noite de terça (12). A atriz Klara Castanho prestigiou a sessão. A cantora Tássia Reis compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.