Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat após acusação de plágio

Marca afirma que cantoras não participaram de processo de criação de 'Magia Amarela'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Bauducco decidiu cancelar a campanha "Magia Amarela" protagonizada por Juliette e Duda Beat após as artistas serem acusadas de plagiar o rapper Emicida.

Juliette e Duda Beat lançam música 'Magia Amarela'
Juliette e Duda Beat lançam música 'Magia Amarela' - Reprodução

A marca afirma que elas não têm qualquer envolvimento na criação do projeto. "É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema", diz a Bauducco, em nota à coluna.

Na madrugada desta quarta (18), após Juliette e Duda Beat lançarem a música "Magia Amarela" nas redes sociais, o produtor e compositor Evandro Fióti disse que a canção e a estética eram plágios de "AmarElo", trabalho lançado por Emicida.

"Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar", publicou ele, que é irmão de Emicida, no X (antigo Twitter).

"Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo, em sua maioria [mas não somente], de pessoas brancas. E reafirmo: essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda", completou o compositor.

Fióti também disse que a música fazia parte de uma campanha de reposicionamento de marca da Bauducco, e que a empresa chegou a negociar com ele e Emicida, mas a parceria não deu certo.

"Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração", diz a empresa.

A Bauducco afirma que a música "Magia Amarela" foi criada como parte da campanha de mesmo nome que tinha o objetivo de celebrar o amarelo "icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão".

Diz também que a tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, "tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais".

A escolha de Juliette e Duda Beat, segundo a Bauducco, foi feita por refletir o propósito da campanha. "São duas artistas que já tinham uma amizade e formam uma 'família' com base nos laços de afeto, de afinidade e de arte".

"Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união", conclui a Bauducco.

Leia na íntegra a nota da Bauducco:

A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: "Um sentimento chamado Família".

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.