Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Lula apoia Israel para 17% dos brasileiros, e Hamas para 16%, diz pesquisa do governo

A maioria (54%) afirma que o país deve ficar neutro na guerra, e 49% acreditam que presidente adota essa postura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa distribuída entre ministros de Lula (PT) avalia a percepção dos brasileiros sobre as atitudes do presidente em relação à guerra entre Israel e o Hamas.

A sondagem perguntou qual deveria ser a posição do Brasil no conflito, e qual é a atitude que o país, na percepção dos entrevistados, está de fato tomando.

O presidente Lula durante solenidade realizada em Nova York, nos EUA, após a abertura da Assembleia-Geral da ONU - Jim Watson - 20.set.2023/AFP

Do total, 54% acham que o país deveria ficar neutro em relação aos dois lados. Para 49%, é isso o que está ocorrendo, com Lula se posicionando sem tomar partido de Israel nem do Hamas.

Outros 35%, no entanto, acreditam que Lula deveria se posicionar a favor de Israel, contra 1% que acreditam que ele tem que apoiar o Hamas.

E o que Lula de fato está fazendo, na opinião dos mesmos entrevistados? Apenas 17% acreditam que ele apoia Israel, contra 16% que dizem que ele apoia o Hamas. Outros 18% não souberam responder.

A pesquisa, então, apresenta aos entrevistados a afirmação de que o Brasil, de fato, tem posição de neutralidade. E pergunta se esta é a postura adequada a seguir: 64% disseram que sim, contra 28% que acreditam que não.

Os ministros festejaram especialmente o fato de 80% terem tomado conhecimento da operação de repatriação de brasileiros que estavam em Israel. E de 96% a aprovarem.

Destes, 40% responderam que ela foi "muito eficiente", e 42%, que foi "eficiente". Outros 8% acharam "mais ou menos", e 6% disseram acreditar que o resgate foi "pouco ou nada eficiente".

Desde o início do conflito, Lula já divulgou notas e fez declarações criticando os atos terroristas do Hamas –e também a reação de Israel.

Em uma de suas declarações, ele disse lamentar a morte de 1.500 crianças na Faixa de Gaza. "Crianças que não pediram que o Hamas fizesse aquele ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel. Mas também não pediram para que Israel reagisse de forma insana e matasse eles", afirmou.

Lula também convocou reuniões do Conselho de Segurança da ONU e apresentou proposta de pausa humanitária na guerra para socorrer milhares de civis na Faixa de Gaza. Mas ela foi vetada pelos EUA.


MENINA SOLTA

A cantora Giulia recebeu convidados para o show de sua turnê "Disco Voador" realizado no Teatro Bradesco, na capital paulista, na semana passada. O comunicador André Marinho, irmão de Giulia, e os empresários Adriana e Paulo Marinho, pais da cantora, estavam lá. A atriz Fernanda Schneider também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.