Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Roger Waters se emociona e diz que seu 'coração está em Gaza' em entrevista à TV Brasil

No Brasil, ex-Pink Floyd conversou com o jornalista Leandro Demori para programa que vai ao ar na terça (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recém-chegado ao Brasil para uma série de shows da turnê "This Is Not a Drill", o músico britânico Roger Waters afirmou à TV Brasil que, embora esteja no país, seus pensamentos estão centrados no conflito deflagrado entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

O britânico conversou com o jornalista Leandro Demori para o programa "Dando a Real com Demori", em edição que irá ao ar na terça-feira (24), às 22h.

O músico Roger Waters e o jornalista Leandro Demori nos estúdios do programa "DR com Demori", exibido na TV Brasil - Joédson Alves/Agência Brasil

Emocionado, o ex-Pink Floyd defendeu a criação de um Estado que inclua a Palestina e o fim do que chama de "genocídio" contra aqueles que habitam a Faixa de Gaza.

"Na minha opinião, você tem que seguir suas convicções políticas, especialmente se elas se baseiam em humanismo. É muito importante defender e dizer: 'Pare o genocídio em Gaza'. Eu estou quase chorando, sentado agora nesse estúdio de TV. Meu coração não está aqui em Brasília, está lá [em Gaza]", afirmou Waters.

"Está claro o que tem que ser feito na Terra Santa e eu vou dizer novamente aqui na TV: tem que haver um único Estado democrático, criado por Israel e Palestina", disse ainda

Waters defendeu que artistas usem sua visibilidade para se posicionar contra guerras e falou sobre a situação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, com quem se reuniu recentemente.

De acordo com pessoas que acompanharam a conversa, o músico se emocionou ao ouvir o apresentador, Leandro Demori, contar que colocou o álbum "The Dark Side of the Moon" para seu pai ouvir pouco antes de morrer, no ano passado.

Aos 80 anos, Roger Waters também é um crítico assíduo da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em entrevista à coluna no ano passado, o músico falou sobre o tema após ter shows cancelados na Polônia pelo modo como vinha se manifestando sobre o conflito.

Na época, ao fazer um apelo pela paz, o britânico sugeriu que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, não conteve a ação de nacionalistas extremistas —que, por sua vez, teriam ultrapassado supostos limites impostos pela Rússia e colocado o país "no caminho para essa guerra desastrosa".

"Putin é o grande vilão do Ocidente, mas os russos tentaram alertar. ‘Por favor, essa é uma linha vermelha [que não deve ser cruzada]’", afirmou Waters à coluna.


TELONA

A atriz Alessandra Negrini participou da cerimônia de abertura da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, na semana passada. A cineasta e presidente da Spcine, Viviane Ferreira, esteve lá. A diretora Laís Bodanzky também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.