Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sócrates dará nome a rua nos arredores de Paris

Iniciativa foi comunicada pelo prefeito de Saint-Ouen a Marcelo Freixo e Raí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-jogador Sócrates será homenageado com uma rua batizada com seu nome na comuna francesa de Saint-Ouen, localizada a cerca de dez quilômetros da cidade de Paris.

A iniciativa foi anunciada pelo prefeito local, Karim Bouamrane, em reunião com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, que foi à França para cumprir uma agenda da agência brasileira. O ex-jogador Raí, irmão do ídolo corintiano, também estava presente.

Sócrates, então jogador do Corinthians, em São Paulo - Jorge Araújo - 6.nov.1983/Folhapress

O novo logradouro ficará situado na Vila Olímpica dos jogos de 2024, em que será hospedada a delegação brasileira. A homenagem a Sócrates será mantida após a realização do evento esportivo.

"Estamos muito honrados", disse o prefeito local, Karim Bouamrane, em depoimento gravado pela Embratur. "Temos uma parceria na política, na economia, na ecologia e na cultura esportiva. Essa é uma relação familiar, Brasil e Saint-Ouen são a mesma família. Viva [o presidente] Lula", acrescentou.

O ato em homenagem ao ex-jogador está marcado para 30 de março de 2024. Ao receber a notícia, Raí disse que a rua com o nome de seu irmão simboliza "um novo Brasil", por tudo o que Sócrates representa e pelo "Brasil que a gente quer para o mundo".

Durante o encontro, Bouamrane e Freixo ainda conversaram sobre o futuro da esquerda no mundo e sobre a necessidade de uma atuação mais ecológica por partidos alinhados à pauta progressista. "Esse é um caminho de identidade da esquerda que precisa ser fortalecido", afirmou Freixo.

Expoente da esquerda francesa e oriundo de uma família marroquina, o prefeito de Saint-Ouen atuou pessoalmente para que a delegação brasileira ficasse hospedada em sua comuna durante as Olimpíadas de 2024.


PROSA

O advogado e presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), Renato Stanziola Vieira, recebeu convidados para o lançamento de seu primeiro livro de contos, "Canto Escuro" (editora Patuá). O evento foi realizado na livraria Patuscada, na capital paulista, na semana passada. A professora de direito tributário da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo Maria Leonor Leite Vieira esteve lá. O advogado Andre Kehdi, sócio de Vieira, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.