Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas Itamaraty

Governo diz ter resgatado 33 brasileiros da Cisjordânia

Grupo será trazido ao país por meio de avião da Presidência da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo brasileiro afirma ter resgatado, nesta quarta-feira (1º), um grupo de 33 brasileiros que se encontravam na Cisjordânia e haviam solicitado sua repatriação para o Brasil.

A operação, que ocorre em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, foi comandada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah.

Grupo de brasileiros em Jericó, na Cisjordânia, é acompanhado por diplomatas do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah durante operação para repatriá-los - Representação do Brasil em Ramallah/Divulgação

Os brasileiros estavam baseados em 11 cidades diferentes e foram transportados até a cidade de Jericó, por meio de ônibus e vans providenciados pela representação no país.

De lá, segundo o Itamaraty, o grupo cruzou a fronteira com a Jordânia e embarcou em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro, com destino até Amã, capital jordaniana.

"Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel", afirmou o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação em Ramallah.

Todos os brasileiros serão reunidos no Aeroporto Internacional Queen Alia, de onde partirão por meio de um avião da Presidência. A decolagem rumo à Base Aérea de Brasília está prevista para esta quarta-feira.

Os 33 brasileiros resgatados integram 12 famílias diferentes —ao todo, o governo repatriará 12 homens e dez mulheres, sendo seis deles idosos, e 11 crianças.

No Brasil, eles deverão seguir para as cidades de Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Porto Alegre.

Os esforços de repatriação fazem parte da operação Voltando em Paz, do governo federal, que tem trazido brasileiros do Oriente Médio desde o início da guerra. De acordo com a Presidência, ao final do resgate na Cisjordânia 1.446 passageiros terão sido trazidos ao país, incluindo aqueles que vieram de Israel.

O Brasil ainda aguarda autorização para repatriar outros 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Sitiados em meio ao confronto entre Israel e Hamas, eles enfrentam a escassez de recursos para sua subsistência e se veem ameaçados por bombas que caem em regiões próximas de seus abrigos.

Nesta quarta, foi divulgada uma lista com os nomes dos primeiros estrangeiros moradores de Gaza que poderão deixar o território sob ataque de Israel, após um acordo mediado pelo Qatar entre os governos de Tel Aviv e do Cairo. Por ora, nenhum brasileiro foi incluído na lista.


NA TELA

O jornalista Valmir Salaro participou da exibição do documentário "Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado" na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, realizada na segunda (30). O advogado José Luis Oliveira Lima, conselheiro do Innocence Project Brasil, esteve lá, assim como a diretora-presidente do Instituto Liberta e também conselheira do projeto, Luciana Temer.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.