Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Brasileiro em Gaza diz só ter água salgada para beber e que situação piora a cada dia

Hasan Said Rabee, mulher e as duas filhas esperam acordo para deixar a região e voltar ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na espera por um acordo para poder atravessar a fronteira com o Egito e escapar da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o brasileiro Hasan Said Rabee diz que a situação na Faixa de Gaza a "cada dia fica pior".

Ele, a mulher e as duas filhas de três e seis anos estão hospedados na casa de parentes em Khan Yunis, ao sul do território. "Estamos sem luz, e água só tem salgada [para beber]", afirma. Ele completa também que "a comida está acabando".

O brasileiro-palestino Hasan Said Rabee está na Faixa de Gaza
O brasileiro-palestino Hasan Said Rabee está na Faixa de Gaza - Arquivo Pessoal

"Não temos previsão de quando vamos sair. Está muito perigoso aqui", lamenta Hasan, em conversa com a coluna por mensagem de celular.

Mesmo antes do conflito, água potável já era um problema no território. Segundo reportagem da BBC News Brasil, devido à extração excessiva do aquífero costeiro e à infiltração pela água do mar e esgotos, a água da torneira em Gaza é salgada, poluída e imprópria para beber.

O problema se agravou na guerra com a decisão de Israel de cortar o abastecimento na região. No domingo (15), o governo israelense havia indicado que restauraria o abastecimento. Mas até segunda (16), segundo Hasan, eles continuavam sem água. "Só tem salgada".

Ele diz fazer parte do grupo de brasileiros que pediu ao Itamaraty para ser retirado da Faixa de Gaza e que espera um acordo para que o Egito permita a entrada dos refugiados, além da anuência dos israelenses de seu lado da fronteira.

Nesta segunda (16), porém, o governo de Israel negou ter firmado um cessar-fogo temporário com o grupo terrorista Hamas para a retirada de civis da região.

A saída dos brasileiros é negociada pela cidade de Rafah, que fica na fronteira entre a península do Sinai, no Egito, e a Faixa de Gaza.

Após deixar o local, eles deverão ser transportados por um avião Embraer-190 da Presidência, que foi deslocado para Roma e aguarda autorização para pousar no aeroporto de Al Arish, no Egito, a 45 km de Rafah.

Nascido em Gaza, Hasan Rabee teve de fugir da região em 2014, quando as forças israelenses lançaram a operação Margem Protetora para destruir foguetes e túneis usados pelos terroristas.

No Brasil, ele recebeu o status de refugiado e arrumou emprego na cidade de São Paulo como vendedor de acessórios para celulares. Hasan afirma ter também cidadania brasileira.

Há 15 dias, ele voltou a Gaza para visitar parentes. Acabou surpreendido pelo confronto e ficou encurralado. Agora, teme pela vida da esposa e das filhas.


FA-TAL

A atriz Sophie Charlotte participou da pré-estreia em São Paulo do filme "Meu Nome É Gal", em que interpreta a cantora baiana. O evento foi realizado no Cinemark do Shopping Iguatemi, na capital paulista, na semana passada. A diretora e roteirista Lô Politi, que divide a direção da obra com Dandara Ferreira, esteve lá. O ator Luis Lobianco, que também integra o elenco, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.