Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu alimentação

Instituto fundado por Bela Gil forma 600 educadores em SP em projeto sobre cozinhas e infâncias

Em 2024, 'Cozinhas e Infâncias' que levar aulas sobre educação alimentar e nutricional a merendeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa "Cozinhas e Infâncias", promovido pelo Instituto Comida e Cultura em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), concluirá sua primeira etapa na próxima quinta-feira (23) tendo formado cerca de 600 educadores.

Desde 2022, professores, nutricionistas, gestores escolares e servidores da rede municipal de ensino infantil da capital paulista puderam acompanhar aulas práticas e teóricas sobre educação alimentar e nutricional.

Evento do projeto "Cozinhas e Infâncias", que ofereceu formação a cerca de 600 educadores da rede municipal de ensino de São Paulo - Divulgação

A ideia do programa é fazer com que os aprendizados sejam incorporados nos currículos escolares de forma efetiva. Embora o ensino sobre a questão alimentar e nutricional esteja previsto em lei, há muitos desafios para sua implementação —a lacuna na formação de educadores é um deles.

A iniciativa ainda parte da premissa de que a alimentação saudável é "uma poderosa ferramenta no combate à má nutrição, à obesidade infantil" e "até mesmo às mudanças climáticas e ao racismo".

"Crianças que têm acesso a uma educação alimentar e nutricional emancipatória, que incorpore saberes modernos e ancestrais, são capazes de fazer escolhas mais saudáveis", afirma a chef e apresentadora Bela Gil, uma das fundadoras do Instituto Comida e Cultura.

Além de Bela, o instituto é encabeçado pela comunicadora e chef Ariela Doctors, pela engenheira química Daniella Brochado, pela gestora pública Erika Fischer e pela bióloga, comunicadora e educadora Juliana Furlanetto.

O programa "Cozinhas e Infâncias" afirma ter atendido a educadores de todas as escolas e centros municipais de educação infantil de São Paulo, com potencial de alcançar cerca de 50 mil crianças.

Nesta primeira etapa, as aulas do projeto foram sediadas na Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP, na zona oeste da cidade, com transmissão online. Já nos espaços escolares foram realizadas ao menos 200 experiências práticas junto a crianças.

"Essa formação reforça o papel das unidades educacionais como espaços de promoção e garantia do direito à alimentação saudável e adequada, aprendizado e bem-estar de bebês, crianças, jovens e adultos", afirma a coordenadora-geral de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de São Paulo, Maria de Fátima de Brum Cavalheiro.

Para 2024, o programa quer oferecer as aulas de formação a merendeiras da rede de educação municipal.

Além da capital, o "Cozinhas e Infâncias" também já foi levado à Chapada dos Guimarães (MT). A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso e com a Secretaria Municipal de Educação local. Cerca de 60 representantes de nove escolas metropolitanas e rurais de educação infantil aderiram ao projeto.


ESTATUETA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Zumbi dos Palmares, entregue durante a 21° edição do Troféu Raça Negra, por seu simbolismo na busca pela igualdade racial. O ator Helio de La Peña e a atriz Elisa Lucinda, uma das homenageadas, participaram da solenidade, realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, na segunda (20). A atriz Sheron Menezzes também foi prestigiada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.