Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Presidente da CPI das ONGs posta link interno da Revista Oeste, que critica Marina Silva

Postagens foram apagadas; comissão ouvirá ministra nesta segunda-feira (27), às vésperas da COP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), postou em suas redes sociais links do sistema interno da Revista Oeste, como sendo de reportagens do veículo.

As postagens eram relacionadas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que será ouvida pela comissão nesta segunda-feira (27), às vésperas da COP28, a conferência do clima da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), que começa na quinta (30).

O senador Plínio Valério
O senador Plínio Valério - Jefferson Rudy - 20.mar.2023/Agência Senado

Questionado, o senador afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que, "nesse caso em específico, o link foi enviado pelo repórter, como acontece rotineiramente com os links enviados por jornalistas que cobrem o Congresso".

"Não temos nenhum acesso à página interna de nenhum site", completou Valério.

Já a revista afirmou que "soube dessas publicações no perfil do senador pelo print enviado pela Folha".

"Nem o senador nem ninguém que não seja funcionário da redação pode acessar o sistema da revista, protegido por login e senha. Houve um problema técnico com as URLs publicadas", completou.

Marina já havia sido convidada à CPI na última terça-feira (21), mas não compareceu. O grupo, então, decidiu transformar o chamado em uma convocação, que obriga ela a comparecer.

Plínio Valério é um contundente crítico de Marina. A comissão já ouviu, até aqui, outros nomes próximos à ministra, como Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e Mauro Mendes, presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A CPI é composta majoritariamente por parlamentares de direita, como Jaime Bagattoli (PL-RO) e Chico Rodrigues (PSB-RR).

Além deles, costumam marcar presença nas sessões do grupo parlamentares suplentes, como a ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL) Damares Alves (Republicanos-DF) e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

As postagens de Plínio Valério foram ao ar no dia 17 de outubro, antes de serem apagadas. Uma delas indicava a matéria "Diretor de ONG ligada a Marina Silva depõe à CPI".

Print das redes sociais do senador Plínio Valério
Posts das redes sociais do senador Plínio Valério com link interno da Revista Oesta - Reprodução/X

O link, no entanto, não levava à reportagem, mas a uma URL que se iniciava com "admin". Ao clicar, o usuário era levado para uma tela de "área restrita" que pedia login e senha para entrar no sistema interno da Revista Oeste, e não no site.

O veículo tem feito diversas reportagens sobre a CPI, e o senador costuma republicá-las em suas redes sociais oficiais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.