Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Argentina

Bolsonaro avisa Alexandre de Moraes que vai à Argentina para a posse de Milei

Ex-presidente viaja na quinta (7) e ficará em Buenos Aires até segunda (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os advogados de Jair Bolsonaro (PL) enviaram uma petição ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para informá-lo que o ex-presidente vai à Argentina nesta semana para a posse de Javier Milei.

O presidente Bolsonaro (PL) discursa em ato contra aborto - Douglas Magno - 23.nov.23/AFP

Em maio, quando determinou uma ação de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, o magistrado ordenou a retenção de seu passaporte.

O documento, no entanto, não foi levado pelos policiais e está em poder do ex-presidente. Para viajar à Argentina, Bolsonaro não necessita do passaporte. É possível entrar no país com a carteira de identidade (RG) do Brasil.

"Em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este juízo, o peticionário [Jair Bolsonaro] vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 7 e 11 de dezembro", diz a petição.

"A ausência se dará em razão de viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito", acrescenta o documento.

A petição é assinada pelos advogados Paulo Bueno, Daniel Bettamio Tesser, Fábio Wajngarten, Saulo Segall, Thais de Vasconcelos Guimarães, Clayton Soares e Bianca Lima.

Também é informado ao ministro do STF que Bolsonaro viajará acompanhado do coronel Marcelo Costa Câmara, e que o ex-presidente está à disposição "para atender a qualquer convocação ou diligência judicial, se necessárias, antes ou após o mencionado período de ausência".

"Comprometido com a Justiça e suas obrigações legais, anexa a esta petição as passagens aéreas de ida e volta, bem como o itinerário com os detalhes da viagem", diz ainda o documento.

Como mostrou a coluna, Bolsonaro recebeu, na segunda (4), os convites oficiais para a posse de Javier Milei na Presidência da Argentina.

O argentino, desta forma, manteve o convite que fez diretamente ao ex-presidente, independentemente e antes de Lula (PT) informar se vai ou não à posse.

Milei deve receber o ex-presidente e o grupo que viajará com ele na sexta (8). As tratativas em torno do encontro estão em andamento.

O mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro foi cumprido no âmbito do inquérito das milícias digitais, que tramita no STF e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

Foi nesta ação que ocorreu o acordo de delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A apuração sobre Cid reúne diferentes frentes, incluindo desde a venda de joias presenteadas por autoridades ao ex-presidente, a suposta falsificação de cartão de vacina e as circunstâncias de minuta e diálogos de cunho golpista encontrados em seu celular.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda responde a inquéritos sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro, sobre a pandemia, além de outras ações na Justiça Eleitoral.


MEMÓRIAS

O ator e diretor Selton Mello recebeu convidados como o ator Zé Carlos Machado no lançamento da sua autobiografia "Eu me Lembro", na noite de segunda (4). As atrizes Mariana Ximenes e Mônica Martelli compareceram ao evento, que ocorreu na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.