Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Filme sobre atuação de cozinheiras do MTST na posse de Lula será exibido no Festival de Brasília

Documentário tem direção assinada por Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O documentário "Não Existe Almoço Grátis", dos diretores Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, será exibido no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorrerá na capital federal entre os dias 9 e 16 deste mês.

Cena do documentário "Não Existe Almoço Grátis", de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel - Divulgação

O longa acompanha Socorro, Jurailde e Bizza, líderes de uma Cozinha Solidária do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e responsáveis por cozinhar, na virada de 2022 para 2023, para centenas de pessoas que viajaram a Brasília para ver a posse de Lula (PT) na Presidência.

As três cozinheiras moram a favela do Sol Nascente, no Distrito Federal. De acordo com a prévia do Censo 2022 do IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), a comunidade localizada a 37 quilômetros do Palácio do Planalto já é a maior do país, com 32.081 domicílios.

O documentário "Não Existe Almoço Grátis" fez sua estreia na semana passada durante o Forumdoc.bh, festival documental sediado em Belo Horizonte. A obra tem distribuição da Descoloniza Filmes, direção de fotografia é de André Hawk e composição original de Daniel Simitan, do premiado "Marte Um".


LEITURA

A escritora Penélope Martins e o escritor, jornalista e colunista da Folha Marcelo Duarte receberam convidados para o evento de lançamento do livro "Vida Instantânea" (Panda Books), escrito pelos dois, realizado na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo, na semana passada. A diretora técnica do Museu do Futebol, Marília Bonas, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.