Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vereador Chuchu diz que título de cidadão de São Bernardo a ex-presidente mostra que há grande 'célula bolsonarista' no ABC

Ele concedeu a honraria também ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Paulo Chuchu (PL-SP), de São Bernardo do Campo, concedeu na semana passada o título de cidadão do município ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Paulo Chuchu e sua mulher Joyce no casamento do deputado Eduardo Bolsonaro
O vereador Paulo Chuchu (à dir.) ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro e respectivas esposas - Reprodução/Facebook

São Bernardo é o berço político de Lula e do PT, e onde o atual presidente fez sua carreira sindical.

Chuchu afirma que o bate-boca gerado por uma pessoa que gritou, no meio da plateia, a palavra "genocida", foi fato isolado.

Diante da manifestação, a quase totalidade das pessoas presentes reagiram com o coro de "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão".

"O que gritou era um ex-candidato do PT, filiado ao partido", diz Chuchu.

Ele afirma que decidiu fazer a homenagem ao ex-presidente porque deve muito a ele.

"Eu só tenho um mandato aqui em São Bernardo graças ao presidente Bolsonaro e ao Eduardo Bolsonaro. Então eu tive 2.908 votos graças a eles. Tirando o meu voto, todos os outros foram graças a eles. Eu teria direito a conceder quatro títulos de cidadão são-bernardense. Eu decidi dar para quatro policiais, que é a minha carreira. Então eu dei para um sargento militar, dei para um policial que foi meu chefe no grupo de operações especiais, mais um para o deputado Eduardo, que é da Polícia Federal, e mais um para o presidente Bolsonaro, que é capitão do Exército", diz ele.

"Estamos mostrando que em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde todo mundo sempre falou que era terra de petista, de sindicalista, existe uma célula muito grande de bolsonaristas. A consolidação disso está nesse título", completa ele.


TELINHA

Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela "Renascer"
Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela 'Renascer' - Fabio Rocha/TVGlobo

O ator Humberto Carrão gravou no parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ), a icônica cena da primeira fase de "Renascer", em que José Inocêncio finca seu facão aos pés da árvore jequitibá e faz um juramento.

"Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você havemos de morrer... Nem de morte matada... nem de morte morrida", diz.

O momento irá ao ar no primeiro capítulo do remake da trama, que estreará em janeiro, na Globo. O pacto selado pelo personagem permeará toda a novela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.