Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski é consenso para a Justiça, diz coordenador do grupo Prerrogativas

Defendido por amplos setores do PT para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça, Marco Aurélio de Carvalho afirma que ex-ministro seria 'a melhor opção' para o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, afirma que a possibilidade de Ricardo Lewandowski substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça só traria ganhos ao governo de Lula.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho e o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski em encontro promovido pelo grupo Prerrogativas com o ministro do STF André Mendonça - Ronny Santos -19.mai.2023/Folhapress

"Seria um luxo para o país contar com um quadro como o ministro Lewandowski à frente do Ministério da Justiça. Os desafios são grandes, sobretudo e em especial na área de segurança pública. Ele tem todas as credenciais necessárias para enfrentar cada um e todos esses problemas", afirma.

"Lewandowski tem credibilidade, conhecimento do nosso sistema de Justiça, profundo relacionamento com as instituições e com todos os Poderes, e seria um grande nome para o Brasil. Entendemos que o presidente tem grandes opções, e entre elas talvez a do ministro Ricardo Lewandowski seja de fato a melhor. É um nome de consenso, e acho difícil alguém dizer o contrário", segue.

O próprio advogado tem sido lembrado por amplos setores do PT para comandar o ministério.

Ele, no entanto, diz que está "feliz na sociedade civil", onde o governo Lula precisa de gente para defendê-lo.

Nesta quinta (7), o Prerrogativas celebra dez anos e faz uma festa com show de Alcione para celebrar, segundo ele, a "refundação do Brasil".

"Estou envaidecido, evidentemente, pelos apoios, que são generosos. Mas não tenho a pretensão de me colocar", afirma Carvalho.

Ele diz ainda que apoiará qualquer indicação feita por Lula, mas tem a compreensão de que "o melhor nome, o único que traria de fato consenso, seria o do ministro Ricardo Lewandowski".

"Se ele tiver interesse, e o presidente assim o desejar, vai ter todo o nosso apoio", diz.

"Ele tem espírito público e sólida formação jurídica. Ocupou as principais funções do país. Ainda como ministro do STF, teve a oportunidade de ser presidente da República [interino], de ser presidente do Senado, do STF, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tem uma ampla experiência e está vocacionado para enfrentar, entre outras mazelas, as do nosso sistema penitenciário, de uma polícia que é racista. Ele tem o nosso apoio para isso", afirma.

ALCIONE CONVIDA PARA A FESTA DO PRERROGATIVAS, NESTA QUINTA (7)


TELINHA

Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela "Renascer"
Cena em que José Inocêncio (Humberto Carrão) apanha o facão, o suspende e finca aos pés do jequitibá na novela 'Renascer' - Fabio Rocha/TVGlobo

O ator Humberto Carrão gravou no parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ), a icônica cena da primeira fase de "Renascer", em que José Inocêncio finca seu facão aos pés da árvore jequitibá e faz um juramento.

"Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você havemos de morrer... Nem de morte matada... nem de morte morrida", diz.

O momento irá ao ar no primeiro capítulo do remake da trama, que estreará em janeiro, na Globo. O pacto selado pelo personagem permeará toda a novela.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.