Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ato de um ano do 8/1 já tem confirmados 34 dos 38 ministros de Lula

Cerimônia terá discursos de chefes dos Poderes e da governadora do RN, Fátima Bezerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ato que será realizado na próxima segunda-feira (8) por ocasião do aniversário de um ano dos ataques golpistas ocorridos em Brasília já tem a presença confirmada de 34 dos 38 ministros do governo Lula.

A participação expressiva de titulares é celebrada por integrantes da gestão que organizam a solenidade e acreditam que o número de presentes possa superar o do evento de lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ocorrido em agosto do ano passado.

O presidente Lula caminha com ministros, governadores e outras autoridades pela praça dos Três Poderes, em Brasília, após os ataques de 8 de janeiro - Ueslei Marcelino - 9.jan.2023/Reuters

Intitulada como "Ato Democracia Restaurada" em um documento transmitido a parlamentares, a cerimônia será realizada no Congresso Nacional e terá discursos do presidente Lula (PT), do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

Chefe do Executivo potiguar, Bezerra foi escolhida para representar os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal em sua fala. As credenciais de mulher, negra e nordestina pesaram para a escolha, feita pelo cerimonial da Presidência, num cenário em que todos os demais oradores da mesa são homens.

Em 2022, as únicas mulheres eleitas nas disputas estaduais foram Bezerra e Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco. O Distrito Federal atualmente é comandado interinamente por uma mulher, Celina Leão (PP), vice-governadora que está em exercício durante as férias de Ibaneis Rocha (MDB).

Uma minuta preliminar da programação ainda prevê que estejam presentes no ato a ministra aposentada do STF Rosa Weber, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a segunda-dama Lu Alckmin, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Estão previstas também a entrega de uma réplica da Constituição levada do STF e que foi recuperada posteriormente e o descerramento de uma placa alusiva à restauração de uma tapeçaria de Burle Marx, danificada pelos golpistas e restaurada no fim de outubro passado.


NOVO TEMPO

O DJ e produtor francês Jack-E foi uma das atrações da festa de Réveillon realizada pelo clube Safari Beach Jurerê, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, no final de semana. A atriz Júlia Gomes e o empresário Roberto Scafuro estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.