Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

De Chile a Israel, o giro brasileiro em um mundo em conflito; veja retrospectiva da coluna

Relembre entrevistas exclusivas publicadas ao longo de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2023 foi marcado pelo conflito entre Israel e Hamas, o início do terceiro governo de Lula (PT) e investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Figuras centrais de cada um desses enredos falaram à coluna com exclusividade. Veja, a seguir, uma retrospectiva das principais notícias publicadas neste espaço.

A VOZ PALESTINA

A informação de que havia brasileiros em Gaza e de que o Itamaraty tinha iniciado conversas para retirá-los do território conflagrado foi revelada pela coluna em 9 de outubro deste ano. Repatriados como Hasan Said Rabee e Shahed al-Banna, brasileiros na Cisjordânia e diplomatas relataram, com exclusividade, o temor e a tensão de viver sob confronto.

0
Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil após serem repatriados; o presidente Lula foi à base aérea de Brasília para recebê-los - Pedro Ladeira - 14.nov.2023/Folhapress

A VOZ DE ISRAEL

A coluna ouviu, com exclusividade, personagens emblemáticos que vivem a guerra desde Israel. Entre os entrevistados estiveram o porta-voz das Forças de Defesa do país (IDF), major Roni Kaplan, a porta-voz das IDF para o mundo árabe, major Ella Waweya, o embaixador do país no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e Mary Shohat, irmã de Michel Nisenbaum. O brasileiro-israelense, que é tido como um possível refém, foi levado pelo grupo terrorista Hamas no dia 7 de outubro.

ALEXANDRE INDICA DINO AO SUPREMO

O leitor leu aqui, em primeira mão, em 11 de julho, que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes disse ao presidente Lula que o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, seria um bom nome para a corte. A deferência alavancou o nome de Dino para a disputa. Em dezembro, ele recebeu o aval do Senado para ser o mais novo integrante do Supremo.

O presidente Lula (PT) e o ministro do STF Alexandre de Moraes no Palácio do Planalto, em Brasília
O presidente Lula (PT) e o ministro do STF Alexandre de Moraes no Palácio do Planalto, em Brasília - Lucio Tavora - 18.abr.2023/Xinhua

"O Cid é uma pessoa decente. É bom caráter. Ele não vai inventar nada, até porque o que ele falar, vai ter que comprovar."

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, ao comentar as investigações que levaram seu ex-auxiliar à prisão. A conversa com a coluna ocorreu em uma suíte do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, um dia antes de o ex-mandatário ser submetido a uma cirurgia (12.set.2023)

"O Brasil é um país truculento. A natureza da nossa sociedade é violenta, embora nem sempre isso seja admitido e verbalizado."

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, em entrevista exclusiva em que falou sobre reforma tributária, a relação do governo com o Banco Central e a condução do país por Lula em seu terceiro mandato (17.jul.2023)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista à Folha, em escritório da pasta localizado em São Paulo - Marlene Bergamo - 14.jul.2023/Folhapress

"Lula traz esperança, mas votação de Bolsonaro preocupa."

Gabriel Boric, presidente do Chile, em entrevista à coluna desde Brasília, onde prestigiou a cerimônia de posse de Lula (5.jan.2023)

"Ele não teve o direito de saber por que estava morrendo."

Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL de SP, ao falar sobre a execução do irmão, o médico Diego Bomfim, em um quiosque no Rio de Janeiro. Ação teria sido orquestrada por milicianos e ocorreu por engano, segundo a Polícia Civil (28.nov.2023)

A deputada federal Sâmia Bomfim no gabinete do PSOL na Câmara, em Brasília, durante entrevista à Folha - Pedro Ladeira - 27.nov.2023/Folhapress

ELA DISSE, ELE DISSE

A vida cotidiana de personalidades e seus laços, rompimentos e disputas judiciais foram destrinchados em depoimentos colhidos pela coluna.

"Pecamos por zelo. Fizemos de tudo para ela não aprender pela dor."

Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, ao quebrar o silêncio e reagir a acusações feitas pela filha (16.ago.2023)

"O Chico gosta mais da solidão da criação do que da exposição do sucesso."

Ricardo Clementino, o Tenente, produtor-executivo de Chico Buarque. A coluna teve acesso aos bastidores da turnê do cantor e revelou que ele decidiu mudar um verso de "Beatriz", uma de suas célebres canções, após 40 anos (1º.abr.2023)

"Faz 41 anos que essa luta existe. E, durante 41 anos, ele [Silvio Santos] não conseguiu fazer nada. O parque do rio Bexiga é uma coisa que tem que acontecer mais cedo ou mais tarde, porque a história caminha no sentido de transformação."

Zé Celso, ator e dramaturgo morto em junho deste ano, ao falar sobre sua disputa com o dono do SBT pela criação de um espaço verde ao lado do Teatro Oficina, em SP. A conversa com a coluna ocorreu durante a celebração de seu casamento com o ator Marcelo Drummond (7.jun.2023)

Zé Celso e Marcelo Drummond se casam no Teatro Oficina, em São Paulo - Ronny Santos - 6.jun.2023/Folhapress

"Juliette e Duda Beat poderiam ter sido o último elo a dizer ‘não participo disso’."

Evandro Fióti, produtor, sobre o cancelamento de campanha publicitária da Bauducco envolvendo as artistas. Propaganda foi acusada de plagiar o rapper Emicida, irmão de Fióti (28.out.2023)

"Me pediram para tocar com uma moça chamada Anitta, você conhece?"

Jon Batiste, cantor e compositor norte-americano, em entrevista à coluna na véspera de sua apresentação na primeira edição do festival C6 Fest (22.abr.2023)

"Não consigo mensurar em palavras a dor que eu senti."

Preta Gil, cantora e empresária, ao falar à coluna sobre como foi tratar um câncer ao mesmo tempo em que se separava de Rodrigo Godoy (16.set.2023)

0
A cantora Preta Gil se apresenta no palco do Espaço Unimed, em São Paulo - Ronny Santos - 14.set.2023/Folhapress

"Eles [Bolsonaro e família] estavam assim, né, no clima de meio que sem clima. Tive que me controlar porque eu cheguei lá eufórica por estar servindo o presidente, mas estava todo mundo caladinho."

Karlota Fonseca, chef brasileira responsável por preparar a última ceia de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil, realizada em Orlando, nos EUA (12.jan.2023)

"É uma dor que não passa, pois você grita e ninguém te ouve."

Marcius Melhem, ator, humorista e ex-diretor da TV Globo, em entrevista à coluna três anos depois de a Folha publicar as primeiras acusações de assédio sexual feitas contra o ator (9.set.2023)

"Ela está ganhando US$ 2 milhões? Caramba, eu estou ganhando R$ 200 para trabalhar a noite toda."

Funcionária de camarote na Sapucaí sobre cachê milionário que a modelo Gisele Bündchen teria recebido para marcar presença no espaço VIP, no primeiro dia de Carnaval (20.fev.2023)

Gisele Bündchen durante sua chegada ao camarote N1, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro - Marlene Bergamo - 19.fev.2023/Folhapress

"Nossa mãe é confidente, porto seguro e completo amor."

Marina e Sofia Liberato, filhas de Gugu. Em entrevista exclusiva, elas falaram sobre a briga judicial com o irmão, João Augusto, para que a mãe dos três, Rose Miriam, seja reconhecida como mulher do apresentador e tenha direito à herança deixada por ele (27.mai.2023)

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.